quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Guimarães 2012 - ''Átrio dos Gentios''



A cidade de Guimarães, em Portugal, vai receber no final deste ano um encontro do "Átrio dos Gentios", nova estrutura do Vaticano para o diálogo com os não crentes, disse hoje o arcebispo de Braga.

Esta edição está sendo programada com o Conselho Pontifício para Cultura, organismo da Santa Sé, e a Diocese de Braga e será integrada na programação de "Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura".

D. Jorge Ortiga refere que este é um gênero de iniciativa já realizado em várias cidades europeias, onde os “pensadores da Igreja entram em diálogo” com outros que “pensam de forma diferente”.

Para este responsável, trata-se de uma forma de “dialogar com novas culturas” e entrar na dinâmica da nova evangelização.

O arcebispo de Braga adiantou também que serão apresentados, brevemente, “guias com diversos itinerários do patrimônio artístico da região”, dado que a cidade de Guimarães tem diversas igrejas com “significado histórico”.

As iniciativas integram-se no programa da Capital Europeia da Cultura, com início marcado para o dia 21 deste mês, e mostram “um pouco da «alma» e da cultura do povo vimaranense”, concluiu D. Jorge Ortiga.

O nome "Átrio dos Gentios" evoca o espaço com o mesmo nome que no antigo Templo de Jerusalém hospedava os que não eram judeus. (fonte: http://www.ihu.unisinos.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário