quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM), em Guimarães - Exposição: Retrospetiva da obra do arquiteto português Manuel Vicente.



A Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM), em Guimarães, inaugura esta quinta-feira, dia 19, uma exposição retrospetiva da obra do arquiteto português Manuel Vicente.

Designa-se “Trama e Emoção” e abrange o seu trabalho de cinco décadas (1961-2011), atravessando a história sociopolítica contemporânea do Portugal contemporâneo. A apresentação da mostra é pelas 14h30, no Museu da EAUM, incluindo uma visita guiada do arquiteto João Carlos Afonso.

A exposição é composta por desenhos originais que estabelecem uma linha cronológica aparente, maquetas que constroem um território entre Macau, Goa, Funchal e Lisboa, painéis ilustrando trabalhos executados que propõem uma estrutura de leitura para toda a obra e, ainda, o filme “Learning from Macau #1 e #2”, uma reflexão sobre arquitetura e o lugar dos espaços construídos naquele território asiático.

“Trama e emoção". Trama, malha ou enredo; emoção, reação ou perturbação. Arquitectura, ‘Um sitio para habitar’, ‘O espaço do ser’”, assim define Manuel Vicente, lisboeta de 77 anos, vencedor do Prémio A
ICA/Ministério da Cultura, da Medalha de Ouro da Architects Regional Council of Asia e Grande Oficial da Ordem de Mérito. Algumas das suas obras presentes são o Orfanato Helen Liang, a Casa dos Bicos, o conjunto Fai Chi Kei, a Expo’98, os Bombeiros da Areia e a Praça Nam Vam.

A EAUM vai ainda receber a 27 de fevereiro, às 14h30, uma palestra de Manuel Vicente, que pelas 17h30 acompanha João Afonso para o lançamento do livro “Arquitectura falada. O exercício da palavra.


Textos de Manuel Vicente”, uma seleção de memórias descritivas, ensaios e entrevistas do autor, com apoio da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. A exposição na EAUM, patente até 30 de março entre as 9h00 e 19h00, insere-se no projeto “Manuel Vicente, trama e emoção”, organizado pela Atalho e coproduzido pelo Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE e Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com parceria da Direcção-Geral das Artes e da Fundação Oriente (fonte: http://www.correiodominho.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário