quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Guimarães 21-01-2012: Abertura



A Guimarães Capital Europeia da Cultura está prestes a começar, com a festa de inauguração marcada para este sábado, 21 de Janeiro. Manuel D’Oliveira e La Fura dels Baus iniciam um programa cultural de um ano e que dá voz à música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua.

A Cerimónia de Abertura, às 18h00, no Multiusos de Guimarães, é o primeiro tempo das celebrações, com “Os Nossos Afectos”, um espectáculo preparado pelo músico vimaranense Manuel D’Oliveira onde se cruzam culturas e memórias. O evento conta com a participação de artistas como Filipe Raposo, Cristina Branco, Chico César, Ritinha Lobo, Rão Kyao e os Danças Ocultas, além da Fundação Orquestra Estúdio e o Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos.

Às 22h00, no Largo do Toural, o grupo de teatro catalão La Fura dels Baus traz uma performance multimédia produzida especialmente para este dia, intitulada “Berço de uma Nação” e que evoca a cidade. A noite será longa e continua nos bares, ruas, largos e praças do centro histórico de Guimarães. As celebrações de abertura prolongam-se até 28 de Janeiro, com workshops, bailado, cinema, teatro e muita música.

A Cidade Berço preparou um programa cultural rico para 2012, que se divide em quatro estações. De Janeiro a Março é "Tempo de Encontros". De Março a Junho é "Tempo para Criar". De Junho a Setembro é "Tempo Livre" e de Setembro a Dezembro a despedida faz-se com "Tempo de Renascer".
(fonte: http://vousair.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário