quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cultura Noticías - Ponta Delgada



Encontra-se concluído o processo de restauro do órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, Museu de Angra do Heroísmo, levado a cabo pelo mestre organeiro Dinarte Machado, que logrou recuperar mais de 80% do conteúdo histórico sonoro do instrumento, numa totalidade de mais de 1000 peças.

O elemento mais importante deste restauro, suportado pelo Governo Regional, através da Direção Regional da Cultura, consistiu na recuperação dos tubos sonoros originais, cuja grande maioria faz parte do instrumento atualmente conservado e restaurado, garantindo que sua sonoridade seja muito próxima daquela para que foi construído.

O órgão histórico agora recuperado foi construído no ano de 1788, por António Xavier Machado e Cerveira, o mais conceituado organeiro português de todos os tempos, que construiu mais de cem instrumentos deste género. Este órgão, que ostenta o n.º 22, é um dos instrumentos mais antigos saídos de suas mãos e o mais antigo nos Açores, obedecendo a regras de construção muito próprias da escola de organaria portuguesa do século XVIII, que caracterizam o órgão português e que permitem distingui-lo dos construídos por outras escolas.

A investigação efetuada por Dinarte Machado permite concluir que um número deveras elevado de órgãos foi construído por António Xavier Machado e Cerveira para os Conventos Franciscanos, destacando-se, de entre eles, o do convento de São Francisco de Angra do Heroísmo, propositadamente encomendado para este espaço, como testemunham as insígnias do florão sobre o castelo de tubos central. (fonte: http://correionorte.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário