quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

3ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

 Seleção Oficial Competitiva de Cinema de Expressão Portuguesa:inscrições até 31 de janeiro

A 3ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa homenageia o Brasil com a inclusão da Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo em sua programação. Em pareceria com a Fundação Luso-Brasileira, a partir do próximo ano o festival passará a manter a Mostra de Cinema Brasileiro. Até 2011 a mostra era realizada apenas pela fundação. O FESTin acontece no Cinema São Jorge, em Lisboa, de 9 a 20 de maio.

As inscrições para a Seleção Oficial Competitiva de Cinema de Expressão Portuguesa de longas e curtas-metragens estão abertas até 31 de janeiro. A maioria dos filmes participantes da seleção oficial do FESTin são de língua portuguesa. Os filmes que concorrem a prêmios (longas-metragens e curtas-metragens) serão exclusivamente de expressão portuguesa. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e consultar o regulamento no portal do festival.

O FESTin é organizado pela Padrão Actual, em co-produção com a Fundação Luso-Brasileira e a EGEAC – Cinema São Jorge, e tem como objetivo celebrar e fortalecer a cultura de expressão portuguesa através do cinema. Além das seções competitivas e de mostras temáticas paralelas, promove também debates e oficinas para jovens e crianças.

Em 2010 foram exibidos 41 filmes – 23 curtas e sete longas-metragens em competição. Em 2011, a 2ª edição do festival exibiu 78 produções dos oito membros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa; as obras foram assistidas por mais de 3000 espectadores.
Países ou comunidades de língua portuguesa podem candidatar-se a sediar o FESTin de acordo com o seu interesse e viabilidade de recursos disponíveis.
(fonte: http://www.secult.ce.gov.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário