sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

34º Festival Internacional de Curta Metragem de Clermont-Ferrand



A Agência da Curta Metragem estará presente na próxima edição do Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, França, que terá lugar entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro de 2012, inserido no 34º Festival Internacional de Curta Metragem de Clermont-Ferrand, o maior e mais importante festival europeu de curtas metragens.
Para a Competição Internacional deste certame estão selecionados dois filmes portugueses: o documentário "Água Fria" de Pedro Neves e a animação "Fado do Homem Crescido" de Pedro Brito.

"Água Fria" é um documentário de 13 minutos de Pedro Neves, que assina também a montagem, sobre a romaria de São Bartolomeu do Mar, em Esposende, e já tinha sido selecionado, no ano passado, para o festival Doclisboa.

"Fado do Homem Crescido" (07:20), de Pedro Brito, é uma ficção em animação, produzida pela Animanostra, a partir de um argumento de João Paulo Cotrim, com música de João Lucas e voz off do músico António Zambujo.

O mercado da curta metragem de Clermont-Ferrand é um espaço privilegiado e de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer estratégia de promoção e divulgação da cinematografia nacional, se tivermos em conta a mediatização do evento e o variado leque de profissionais presentes.

A participação da Agência da Curta Metragem em Clermont-Ferrand é apoiada pelo Instituto Camões, Embaixada de Portugal em Paris e dos vinhos Niepoort.

Recordamos que a Agência da Curta Metragem terminou o ano de 2011 batendo todos os recordes de divulgação, promoção e venda de curtas-metragens portuguesas no mercado internacional. A Agência conseguiu mais de 1600 inclusões em programação de festivais e mostras, correspondendo a cerca de 192 mil espetadores (um aumento de mais de 80% face a 2010).

Presença contínua em competições importantes, os filmes portugueses foram exibidos em festivais como Clermont-Ferrand, Locarno, Rotterdam, Oberhausen, Cannes, Annecy, Gijón, Rio de Janeiro e Buenos Aires, entre muitos outros. No total, foram mais de 50 os países que receberam filmes portugueses. (fonte: http://www.e-cultura.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário