terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Museu Machado de Castro - “A Última Ceia” de Hodart



“A Última Ceia”, de Hodart, “obra incontornável na história da escultura portuguesa”, é um dos tesouros a exibir no renovado Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), sendo apresentado também o restauro a que foi sujeita.

“Este conjunto da ‘Ceia’ de Hodart é uma obra importantíssima e incontornável na história da escultura portuguesa. Optámos, nesta apresentação que fazemos no novo projeto expositivo, por apresentar todo o trabalho que foi feito do ponto da vista da conservação e restauro e da recuperação deste conjunto”, disse à Lusa a diretora do museu, Ana Alcoforado.

Concebidas no século XVI para o refeitório do Mosteiro de Santa Cruz, as figuras em barro cozido, em tamanho natural, de Cristo e dos apóstolos, constituem “a mais importante escultura em Portugal do período do Renascimento”, mas apresentando já características maneiristas.

Este ‘tesouro nacional’ é uma das peças do museu “que mais pode potenciar a relação com a comunidade científica e académica e os visitantes”, entende Ana Alcoforado. (fonte: http://www.asbeiras.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário