terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ilustrarte - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância



Eduardo Filipe, comissário da Ilustrarte desde sempre (a bienal arrancou em 2008), juntamente com Ju Godinho, é o mestre de cerimónias. Diz-nos que voltaram a receber muitas, milhares de ilustrações de todo o mundo. O júri – que contou este ano com os ilustradores Isidro Ferrer e Martin Jarrie, a ilustradora Isabelle Vandenabeele (vencedora da Ilustrarte 2009), o editor italiano Paolo Canton e o jornalista João Paulo Cotrim - chegou aos 50 melhores cujo trabalho pode ser agora visto até 8 de abril. Este ano 50 dos ilustradores selecionados 46 são europeus e também as ilustradoras estão mais representadas.

A cada edição, a Bienal distingue um ilustrador entre os selecionados e este ano o prémio foi atribuído ao italiano Valerio Vidali, pelo trabalho em "Um dia, um guarda-chuva", com texto de Davide Cali, editado pela portuguesa Planeta Tangerina. As ilustrações contam a história de um chapéu de chuva que se perde, que vive outras vidas, novas aventuras, para voltar a ser encontrado pelo dono no mesmo local.
O júri do prémio atribuiu ainda duas menções honrosas ao italiano Simone Rea, pela ilustração para o livro "Favole", com textos de Esopo, e às autoras suíças Nina Wehrle e Evelyne Laube, por "Die Grosse Flute".


Entre os 50 artistas selecionados há cinco autores portugueses: André Letria e Bernardo Carvalho, ambos já distinguidos com o Prémio Nacional de Ilustração, André da Loba e Daniel Lima, que apresentou uma ilustração tridimensional em parceria com Cátia Serrão.
A par da exposição central, a Ilustrarte 2012 dedica ainda uma retrospetiva ao premiado ilustrador e pintor francês Martin Jarrie. A Ilustrarte segue depois para Ghent, na Bélgica, e para Valladolid, em Espanha, com quem a organização assinou um protocolo para itinerância. (fonte: http://noticias.sapo.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário