quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Guimarães 2012 - Obra de Papel

Datas: de 2012.01.01 a 2012.12.21

Obra de Papel é um projeto de natureza inclusiva, que reúne artistas de renome e artistas em início de carreira. É constituído por uma obra no formato habitualmente associado ao jornal gratuito a ser distribuído e expedido ao longo dos anos de 2011 e 2012, num total de 24 números.
A sua disseminação ainda no período anterior a Guimarães 2012 tem por objetivo cumprir uma das funções associadas à palavra-chave ‘Novas Linguagens’, contribuindo para uma familiarização com a imagem da obra de arte impressa e antevendo a programação de Arte e Arquitetura e da Guimarães 2012 no geral. A Obra de Papel é um suporte, tipo jornal, entregue aos artistas para intervencionarem artisticamente como múltiplo, convidando-os a reformular trabalho existente ou a criar especificamente para este projeto, produzindo uma coleção única para a Guimarães 2012. A realização de uma edição, em caixa própria, a ser lançada no final de 2012, consolidará a coleção numa publicação única de 150 exemplares numerados e assinados.

Números publicados ou em produção: Matt Mullican, Mauro Cerqueira, Cristina Mateus, Martina Schmid, Lawrence Weiner, Susana Mendes Silva, Luís Ribeiro, José Pedro Croft, Francisco Queirós, Carla Filipe, Jochen Gerz, Rita Castro Neves, Julião Sarmento, António Olaio, Manuel Santos Maia, Miguel Leal, Ana Hatherly (entre outros). (fonte: Guimarães 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário