quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Guimarães 2012 - CAAA

Local: CAAA (Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura)
Data: 2012.01.14

QQYWQU'DDYLL'O'
COMO SE PUDESSE FICAR ALI PARA SEMPRE
No dia 14 de Janeiro pelas 22h, o CAAA recebe dois espectáculos de dança contemporânea de dois dos mais importantes bailarinos/coreógrafos portugueses da actualidade. Tânia Carvalho e Luís Guerra são já nomes incontornáveis na dança contemporânea em Portugal e em franca afirmação no panorama internacional - Tânia Carvalho prossegue uma carreira sólida em Inglaterra, França e Alemanha e Luís Guerra foi mesmo considerado um dos 20 melhores bailarinos contemporanêos do mundo pela revista britânica Dance Europe. De Viana do Castelo, onde vivem, vêm a Guimarães apresentar "Qqywqu’ddyll’o’" e “Como se pudesse ficar ali para sempre".

Qqywqu’ddyll’o’ – Luís Guerra
Qqywqu’ddyll’o’ é um tipo de arte de Laocoi, dançado geralmente por um homem e musicalizado por uma mulher. A mulher segue sempre uma partitura rigorosa que constitui uma forma ancestral de poesia musical. Cada nuance de tempo específico entre cada som corresponde a uma determinada letra e os próprios sons podem corresponder a diferentes sílabas. O conjunto desses silêncios e sons diferentes forma palavras que dão forma a um poema que geralmente se versa sobre as temáticas da beleza, do amor e da elegância. Qqywqu’ddyll’o’ exige que os ouvintes familiarizados com esta arte laocoït, contem constantemente os tempos para dessa forma visualizarem palavras vindas do vazio. O homem é quase sempre um elemento ornamental que se limita a dançar abstracções, tornando-se para quem está acostumado, na própria banda sonora do texto. A sua dança não deve jamais ilustrar o poema. Qqywqu’ddyll’o’ é uma arte destinada a teatros e deixa-se acompanhar na maioria das vezes por elementos cénicos que retratam elementos geográficos de Laocoi, seja por linhas de relevo ou ainda por imagens fotográficas que encarnem o vento que sempre sopra forte no arquipélago.

Como se pudesse ficar ali para sempre – Tânia Carvalho Gostava de conseguir construir uma dança da mesma forma que um pianista se senta ao piano e de lá “tira” uma música. Esta dança é uma composição de movimentos para criar sensações. (fonte: Guimarães 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário