sábado, 21 de janeiro de 2012

Cultura Noticías - Educação musical na Venezuela


O Consulado Geral de Portugal em Valência, no Estado venezuelano de Carabobo, 200 quilómetros a leste de Caracas, iniciou o primeiro Curso de Apreciação Musical nas suas instalações.

Esta iniciativa, inédita, suscitou o interesse de portugueses e venezuelanos e, dado o número de interessados, obrigou a organização a preparar uma nova acção de formação.
"O curso estava previsto para um grupo de 20 a 25 pessoas, mas temos uma turma de 50 pessoas e tivemos que recusar inscrições. Depois a professora terá que repetir outro curso igual", disse o cônsul, António José Crystêllo Tavares, à Agência Lusa.

Este responsável adiantou que o curso é para adultos, consta de quatro lições semanais de duas horas e foi criado com "o objectivo de proporcionar aos participantes as ferramentas mínimas para abordar o discurso musical, potenciar as suas capacidades para desfrutar da música, no geral, e particularmente a académica".
É ministrado pela professora Alba Margarita Pérez Matos, directora de Cultura da Universidade de Carabobo, que usando recursos audiovisuais começou por explicar "os três elementos da música: rítmico, melódico e harmónico".

O cônsul adiantou que "um terço dos participantes são portugueses e os demais venezuelanos, que vão aprender a ler um programa musical, as chaves para as coordenadas, os tempos e as dinâmicas", especificando que irão distinguir "as diferenças entre uma sonata e uma sinfonia e também as formas musicais, o glossário, as famílias de instrumentos, os duos, trios, quartetos e octetos".
António José Crystêllo Tavares adiantou que a iniciativa insere-se nas acções de promoção da cultura portuguesa na localidade, promovidas pelo consulado, e que no final do curso haverá uma cerimónia de entrega de diplomas aos participantes.
(fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial)

Sem comentários:

Enviar um comentário