sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cinema: Kino 2012 - Lisboa

KINO 2012

Cinema de expressão Alemã em Lisboa.
De 26 de Janeiro a 3 de Fevereiro.

A nona edição da KINO, a Mostra de Cinema de Expressão Alemã do Goethe-Institut, decorre este ano entre 26 de Janeiro e 3 de Fevereiro. O cinema São Jorge e o Auditório do Goethe-Institut recebem durante este período um total de dezoito filmes, maioritariamente de 2011, que já estiveram presentes em vários festivais internacionais, chegando agora a Portugal.

Actualmente são vários os temas que preocupam os realizadores que se expressam na língua Alemã, com destaque nesta edição para um exame crítico à história do século XX, para além da preocupação com a abordagem das relações humanas, com um foco especial sobre os jovens adultos.

As novidades deste ano incluem ainda o “Ciclo Áustria”, com cinco filmes na mostra principal e a “Next Generation Short Tiger 2011”, que se traduzirá na exibição de uma curta-metragem antes de todas as sessões da noite.

Na sessão de abertura, teremos “A Visita”, uma curta-metragem de animação seguida pela comédia dramática “Almanya” (ganha convites aqui), que é também uma reflexão sobre a questão da imigração turca na Alemanha. Na sessão de encerramento, “Respirar”, drama escrito e realizado pelo actor austríaco Karl Markovics, um filme já premiado em Cannes.


Destaque na programação para “Quem, se não nós”, de Andres Veiel, exibido dia 28 de Janeiro, e também para “O universo acima de nós”, de Jan Schomburg, no dia 2 de Fevereiro. Estes dois filmes exemplificam ainda uma característica própria da KINO: em dezoito filmes, encontramos dez onde realização e guião têm a mesma autoria ou co-autoria, o que se traduz uma linguagem cinematográfica muito própria.



Decorrem simultaneamente duas mostras paralelas, “Cinema Jovem” e “Cinema para Escolas”, mais dirigidas ao público infantil e juvenil, fazendo da KINO cada vez mais uma mostra direccionada para todo o tipo de público. (fonte: http://www.ruadebaixo.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário