segunda-feira, 25 de junho de 2012

Serralves leva a exposição de CHRISTIAN BOLTANSKI a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura



Serralves associa-se a Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura e inaugura na Fábrica ASA, hoje, dia 22 de Junho, às 22 horas, a exposição A Dança Macabra de Christian Boltanski, com comissariado de João Fernandes. O artista apresenta um novo trabalho especificamente concebido para esta ocasião.

Christian Boltanski (Paris, 1944) é um dos mais conhecidos artistas franceses da segunda metade do século XX. A sua obra combina elementos fictícios e reais de memórias e vivências, configurados em objectos, documentos escritos e fotográficos, filmes, instalações e livros de artista. A memória histórica cruza-se com a lembrança íntima e a memória individual no seu trabalho.

No decurso dos anos 70, a fotografia tornou-se o principal suporte usado por Boltanski para “contar histórias”, tendo começado por utilizar imagens anónimas e “amadoras” que organizou em instalações/arquivo. Este carácter amador foi simulado em algumas das fotografias da autoria do próprio Boltanski, que passou também a usar retratos de outras pessoas para ilustrar a sua infância, jogando com o carácter de “verdade” da fotografia para documentar, mas também falsificar o seu passado. A obra de Boltanski contribui para a redefinição conceptual da obra de arte a partir da sua utilização particular da fotografia e de documentos visuais e escritos como interrogação da História. A partir da década de 90, o artista concebe várias instalações nas quais a fotografia continuou a marcar uma forte presença. A memória histórica do Holocausto está presente em trabalhos como Les Archives [Os arquivos], obra apresentada na “documenta” de Kassel em 1987, e em instalações como Autel De Lycée Chases [Altar ao Liceu de Chases], 1988, que reúne fotografias de crianças judias evocadoras da intensa e terrível lembrança do genocídio judeu, ou Réserve [Reserva], 1990, onde várias salas e corredores com roupa usada conjuram imagens de campos de concentração.

Christian Boltanski foi o artista que representou a França na última Bienal de Veneza, em 2011.
(fonte:
http://artecapital.net)

Sem comentários:

Enviar um comentário