quarta-feira, 27 de junho de 2012

Centro Nacional de Cultura - Programa Literário Internacional

O Projecto DISQUIET foi lançado pela organização literária sem fins lucrativos Dzanc Books, baseada no Michigan, Estados Unidos da América, e parte do princípio que a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas, tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspectivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultando num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participam.

O Centro Nacional de Cultura associou-se a este projecto, aceitando em 2012, pelo segundo ano consecutivo, ser parceiro para a vinda de um grupo de 50 jovens escritores e 10 escritores consagrados americanos a Lisboa, que participarão numa Universidade de Verão, entre 1 e 14 Julho - altura em que terão ocasião de se encontrar com personalidades da cultura lusófona, nomeadamente escritores.

Os organizadores do evento são escritores e educadores em escolas e universidades no Canadá e nos Estados Unidos da América, com mais de dez anos de experiência à frente de projectos similares em cidades como São Petersburgo, na Rússia, ou Nairobi, no Quénia. Os participantes incluem importantes escritores norte-americanos, alguns deles luso-descendentes.

Durante os quinze dias do programa, proporcionar-se-á ao grupo de escritores norte-americanos – confirmados ou apenas amadores – um contacto tão abrangente quanto possível com diferentes aspectos da cultura portuguesa, destacando naturalmente o literário, dando-lhes assim a oportunidade de conviver com escritores e poetas lusófonos de diversas gerações, instituições ligadas à cultura portuguesa, etc.

Objectivos O projecto tem como principais objectivos aprofundar o conhecimento entre escritores norte-americanos e lusófonos e divulgar a obra destes artistas para além das suas habituais fronteiras.

Convidados
Integram o programa os seguintes convidados:


Dos Estados Unidos da América:
Anna Kushner
Denise Duhamel
Anthony de Sa
John Frey
George Saunders
Robert Olmstead
Robert Wilson (em colaboração com a Universidade de Verão do “Lisbon Consortium”)
Alexis Levitin
Frank Sousa
Onésimo Teotónio Almeida
Tony Mochama



Professores convidados:
Kim Addonizio
Christine Hume
Deb Olin Unferth
Frank X. Gaspar
Josip Novakovitch
Terry Witek
Philip Graham


De Portugal:
Gonçalo M. Tavares
Jacinto Lucas Pires
José Luís Peixoto
Alberto Vaz da Silva
Patrícia Reis
Patrícia Portela
Rui Zink
Guilhermina Gomes
Richard Zenith



Calendário / Estrutura do Evento
O programa contará com dois tipos de acções:
1) Workshops de Poesia, Ficção, Não ficção, Fotografia e Visual Storytelling;
2) Conferências e visitas de componente literária e cultural, que contarão com a participação de personalidades da cultura e da literatura portuguesa.


Data e Local
A Universidade de Verão decorre entre 1 e 13 de Julho de 2012 e realizar-se-á em diversos locais, em Lisboa: nas instalações do Centro Nacional de Cultura, no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, no Grémio Literário, na Universidade Nova de Lisboa (FCSH), na Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras), no British Council, no Reservatório da Mãe d’Água, na Embaixada dos Estados Unidos da América e na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário