segunda-feira, 25 de junho de 2012

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura: Hofesh Shechter apresenta nova criação



A convite da Companhia Instável, e numa co-produção com Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, o reconhecido coreógrafo israelita, baseado em Londres, está a trabalhar - desde Maio e em residência artística, em Guimarães -, com jovens bailarinos portugueses, na sua nova criação, “Shelters”. A peça, que tem estreia mundial marcada para o dia 29 de Junho, na Caixa Negra da fábrica ASA, em Guimarães, é composta por dois dos mais icónicos espectáculos de Hofesh Shechter, aos quais o artista junta o novo trabalho para criar uma noite hipnotizante e uma viagem pela psique humana.

Em “Shelters”, o coreógrafo concilia, então, o poderoso e humorístico retrato da relação de amor representada pela peça “Fragments”, com o olhar negro e profundo sobre os poderes que nos orientam na sociedade actual, retratado em “Cult ”, um trabalho originalmente comissionado para o The Place Prize, em Londres. Para além de desenhar o espectáculo de dança contemporânea, Hofesh Shechter é o compositor da banda sonora que acompanha os jovens bailarinos, numa produção tocante e intensa.

Esta é a primeira vez que Hofesh Shechter cria uma peça de raiz, em Portugal, mas o coreógrafo é já amplamente reconhecido pelo público português, sendo que, em 2010, esteve no grande auditório do CCB, em Lisboa, com “Uprising/ In your rooms”. O trabalho do também bailarino e compositor tem sido reconhecido, nos últimos anos, a nível mundial, e valeu-lhe, por exemplo, o Critic’s Circle National Dance Award para melhor coreografia, em 2008. Os bilhetes para “Shelters” já estão disponíveis e podem ser adquiridos, por cinco euros, no CCVF, FNAC e Bilheteira Online.

(fonte: http://www.correiodominho.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário