terça-feira, 19 de junho de 2012

Exposição do Prémio Estação Imagem/Mora 2012 - Porto



O Prémio Estação Imagem/Mora 2012 vai estar em exposição a partir de sábado, no Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, acompanhada, pela primeira vez, com "textos em inglês", anunciou hoje o presidente da Estação Imagem.

Em declarações à Agência Lusa, Luís Vasconcelos disse que a exposição do galardão de fotojornalismo, atribuído este ano a António Pedrosa pela reportagem "Iraquianos", que retrata a história de uma comunidade de cento e vinte pessoas de etnia cigana do Bairro do Iraque, numa vila transmontana, vai contar este ano com legendas em inglês para que os estrangeiros que visitam o Porto "também possam entender o que lá está".

"Nós, este ano, também temos os textos da exposição em inglês, porque no Porto há mais turistas e é uma questão de respeito", frisou o presidente, esperando assim chamar mais pessoas a visitar a exposição e referindo que as expectativas são "as mesmas" em relação à mostra do prémio de 2011, que contou no CPF com mais de vinte e cinco mil visitantes, uma vez que "não há razão para achar que vai ser diferente".

O também fotojornalista considerou ainda que o concurso "é para continuar", até porque considera o galardão um "incentivo" à reportagem fotográfica, na qual os "jornais e revistas portugueses deviam apostar mais", acrescentando que "há cada vez menos espaço" para o fotojornalismo na imprensa portuguesa, o que é não só "uma pena", mas é "também um erro".

Além do galardão principal, foram premiadas seis categorias, tendo sido atribuídos primeiros prémios a João Carvalho, com "Revolução Egípcia", na categoria Notícia, a Pedro Cunha, com "Surf em Portugal", na categoria Desporto e a Miguel Proença, com "Curandeiros", na categoria Vida Quotidiana.

Filipe Branquinho venceu a categoria "Retratos", pelo trabalho "Ocupações" e, por sua vez, Rui M. Oliveira foi primeiro classificado em Artes e Espetáculos, com "Uma Fábrica de Teatro", tendo Tommaso Rada vencido a categoria Ambiente, pelo trabalho "The Last Forest".

Foi também atribuída a Bolsa Estação Imagem|Mora para 2012 a Nelson d`Aires, com a proposta "Álbum de família - a memória de Mora, como demora a fotografia".

A exposição abre este sábado, pelas 16:30, no Centro Português de Fotografia, e vai estar patente até 23 de setembro, de terça a sexta-feira das 10:00 às 12:30 e das 15:00 às 18:00 e sábados, domingos e feriados das 15:00 às 19:00.

Luís Vasconcelos adiantou ainda que esta vai passar também por várias cidades do país, nomeadamente Viana do Castelo, Beja, Évora e Lisboa, embora ainda sem datas marcadas.
(fonte: http://www.rtp.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário