quinta-feira, 21 de junho de 2012

Galeria dos Prazeres inaugura exposição de Ana Mandillo


A Galeria dos Prazeres inaugura a 29 de Junho, pelas 19 horas, uma exposição da artista lisboeta Ana Mandillo, que ocupará as duas salas de exposições daquele espaço.

A mostra intitula-se 'A Partilha' e reúne 28 trabalhos de grande, médio e pequeno formato.
De acordo com Patrícia Sumares, directora da galeria, "as obras desta artista apresentam-se com uma técnica dominante: a aguarela sobre papel. No entanto, é legítimo identificar o processo como técnica mista, uma vez que a artista também introduz colagens e outras técnicas".

Ainda segundo Patrícia Sumares, na sala mais ampla, ficará a maioria dos trabalhos; já na sala mais pequena, estarão expostos apenas dois trabalhos, que serão apresentados conjuntamente com dois mp3 e uma projecção de um vídeo musical.

Os trabalhos de Ana Mandillo, explica a directora da 'Galeria dos Prazeres', têm uma grande ligação com a música.

Mas, afinal, quem é Ana Mandillo?
Ana Mandillo nasceu em Lisboa, em 1963. Frequentou o Lycée Français Charles Lepierre, na capital portuguesa, e depois a Escola António Arroio. Em 1985 formou-se no Curso Profissional de Formação de Actores, no Centro Cultural de Évora, ingressando, no mesmo ano, na Companhia do Centro Cultural de Évora.

Nessa época, participou em diversos filmes, como 'Vertige', de Christine Laurent, ou 'As Bodas de Deus', de João de César Monteiro. Entre os anos de 1989 e 1992, frequentou o Centro de Arte e Comunicação Visual (Ar.Co), na área de desenho e pintura.

Ana Mandillo desenvolveu também actividades no campo da museologia, como membro dos Serviço Educativos do Museu Nacional da Marioneta (1989-1994), e do do Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais (1994-2007). A Fundação Calouste Gulbenkian concedeu-lhe uma bolsa de pós-graduação em Museologia em 1996, para uma formação de seis meses no Musée de Marionnette de Lyon, França.

A sua primeira exposição individual de pintura e escultura realizou-se em 1986 na galeria Gesto.Arte. Seguiram-se várias exposições, entre as quais as mostras no Botequim.

Ana Mandillo integra, desde a sua criação, o projecto 'Teatro Electroacústico da Miso Music Portugal'. Em 2010, apresentou no Estoril, no Festival Música Viva e na Universidade Católica Portuguesa, a mostra 'O Largo', em colaboração com os compositores Jacques Tremblay (Canadá), Anne-Claude Iger (França), Joaquim Pavão (Portugal) e do artista 3D Perseu Mandillo.

Em 2011, apresentou no Espaço Sarmento, em Lisboa, a exposição 'A Luz de Cada Momento'. Colabora com o jornal 'Le Monde Diplomatique' (ed. portuguesa) na ilustração de artigos. Este ano, editou o seu livro monográfico 'Impressões do caminho fresco' pela editora Monóculo. Ainda este ano, realizou as capas de diversos CDs para a editora Miso Records.
(fonte: http://www.radiocalheta.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário