Os “grandes talentos” do ‘design’ nacional e internacional, num total de 100 marcas e empresas, estão reunidos de quinta-feira a domingo, no Porto, na mostra de design, mobiliário e negócios ‘The Oporto Show’.
A decorrer na Alfândega do Porto, a 4.ª edição do evento – que reclama o estatuto de maior mostra de design da Península Ibérica - tem o tema “On Stage” e irá “apresentar criatividade e design contra o conformismo e a crise dos dias que correm”, promete a organização.
Paralelamente à mostra decorrem palestras sobre o negócio do design por oradores internacionais como Alberto Lievore, do estúdio Lievore Altherr Molina, que apresentará o tema ‘Estratégia e Filosofia de uma Marca de Sucesso’.
Já Pepe Garcia e Juan Sanz dos Cul de Sac falarão sobre a questão da ‘Interdisciplinaridade do Design’, enquanto Hannah Malein, da Global Color Research / Mix Magazine, divulgará as ‘Cores Tendência Primavera/Verão 2013’.
Também previstos estão ‘workshops’ “Mindshake”, dirigidos a empresas e estudantes com vista à implementação de “serviços criativos”, e a exposição POPS - Projetos Originais Portugueses, uma iniciativa da Loja Serralves com uma seleção de projetos de 35 designers nacionais nas áreas de joalharia de autor, acessórios pessoais, mobiliário e objetos de decoração.
Segundo a organização, o “The Oporto Show” será ainda palco da apresentação do mais recente modelo DS5 da Citroen, no âmbito da qual este fabricante automóvel promoverá, ao final da tarde de todos os dias do evento, concertos de jazz com versões de grandes clássicos da música internacional.
Em destaque no evento estará o projeto de um barco-casa instalado sobre o Rio Douro, concebido pela marca Modular System, assim como uma exposição organizada pela Design Factory, da RAR Imobiliária, intitulada “Point of view” e na qual se pretende “analisar os novos valores da sociedade e de que forma estes se espelham no design atual”.
Destacando que “o design é, em muitos países europeus, um forte motor para a economia”, a organização do “The Oporto Show” cita o Estudo das Indústrias Culturais e Criativas na Galiza e Norte de Portugal (2011) para apontar o design como responsável por cerca de nove por cento do emprego em Portugal.
(fonte: http://www.ionline.pt)
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