terça-feira, 19 de junho de 2012

2ª edição do Festival do Fado - Madrid





Os concertos de Mariza, no domingo, e Casa de Fados, com Rodrigo Costa Félix e convidados, na quinta-feira, integrados na 2.ª edição do Festival de Fado de Madrid, encontram-se esgotados, disse à agência Lusa fonte da promotora.
Além do concerto Casa de Fados, que abre o festival, e o de Mariza, que o encerra, está praticamente esgotado o espetáculo de Ana Moura, na sexta-feira, enquanto as vendas para o de Ricardo Ribeiro, no sábado, decorrem a "bom ritmo", acrescentou fonte da promotora Everything is New.




Mariza e Ana Moura atuam pela primeira vez no Festival de Fado de Madrid, assim como Ricardo Ribeiro, que subirá ao palco do Teatro Canal, onde decorre o certame, com o guitarrista Pedro Jóia, vencedor de vários prémios entre os quais o Carlos Paredes 2008.

Além de concertos, a 2.ª edição de Fado de Madrid acolhe conferências, debates , uma mostra gastronómica - que durará tantos dias quantos os do festival -, uma exposição sobre a história do fado e um ciclo de cinema.
 


A exposição "As casas de fado" e a feira gastronómica estarão presentes durante todos os dias do festival que conta, a 23 de junho, com uma conferência do investigador Paulo Lima ("O canto do fado, um canto imperial e operário") e, no dia seguinte, com outra de Sara de Melo Pereira ("Fado, Património da Humanidade" e "Roteiro de Fado de Lisboa"), autora de "Ecos do Silêncio: Para um Estudo Iconológico do Fado".

José Pracana, investigador e guitarrista, conduzirá um "workshop" dedicado ao "fado comentado" e serão ainda exibidos os filmes "Fado Celeste", documentário sobre a vida e obra de Celeste Rodrigues, "O rei sem coroa", sobre o fadista Fernando Maurício, ambos dirigidos por Diogo Varela e Silva, e "Com que voz", documentário de Nicholas Oulman sobre o pai, Alain Oulman, compositor que estudiosos do género consideram ter revolucionado o género musical, tendo em Amália a intérprete de eleição.

Sem comentários:

Enviar um comentário