terça-feira, 12 de junho de 2012

Barcelona celebra a cultura portuguesa



O Consulado Geral de Portugal em Barcelona volta a promover o «Portugal Convida/Portugal Experiência». À semelhança de edições anteriores, a semana cultural portuguesa inclui as comemorações do 10 de Junho - dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

A decorrer desde o dia 4 e até o dia 12 de junho, em Barcelona, o Portugal Convida inclui, entre outros, os concertos dos portugueses Lula Pena e Blind Zero, nos Jardinets de Grácia. Um espetáculo dos La Fura dels Baus e a sua Marioneta Cósmica e a transmissão em direto do encontro para o Europeu de Futebol entre Portugal e Alemanha, são outros dos destaques do evento, que volta a ser animado pelas atuações da Escola de Circo do Chapitô.

A Filmoteca da Catalunha (Carrer de Salvador Seguí, 1) recebe, também até ao dia 12, o «Hipóteses para um futuro», um ciclo de cinema independente português. «Incêndio», de Karen Akerman e Miguel Sebra Lopes, e «Fragmentos de um diário», de André Príncipe e Marco Martins serão exibidos dia 9, a partir das 16h30, enquanto «É na Terra, não é na Lua», de Gonçalo Tocha está em exibição no dia 10, às 19h30. No dia 12, a partir das 17 horas serão exibidos «Infinito», de André Santos e Marco Leão, «Palácios de Pena», de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt e «Angst», de Graça Castanheira.

Mas a grande festa está marcada para o dia 9, a partir das 16 horas, nos Jardinets de Grácia, com as comemorações do Dia de Portugal e do encerramento oficial do «Portugal Convida/Portugal Excelência». Para além dos concertos de música ao vivo de Lula Pena e dos Blind Zero, e a atuação da Escola de Circo do Chapitô, vão ser servidas comidas e bebidas pelos restaurantes A Casa Portuguesa, O Lusitano, Restaurante Lisboa, stand dos F.C.Lusitanos. A animação ficará por conta dos DJs Cap Terra num espaço que vai ainda receber uma mostra de artesanato português pelo MAUP (Mercado de Artesanato Urbano Português).

Os aficionados do futebol poderão seguir em direto o jogo Portugal-Alemanha para o Euro, através de um ecrã gigante. Antes do dia terminar, o público ainda poderá assistir à performance da companhia La Fura dels Baus e a sua Marioneta Cósmica, elaborada especialmente para as comemorações de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. A entrada é livre.
(fonte: http://www.mundoportugues.org)

Sem comentários:

Enviar um comentário