segunda-feira, 11 de junho de 2012

Espectáculo “Cesena” - Guimarães 2012



Guimarães 2012 leva a cena, nos próximos dias 14 e 15 de Junho, às 19h00, na Caixa Negra da Fábrica ASA, o espectáculo “Cesena”, uma criação da coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker e da companhia Rosas, em colaboração com Bjorn Scheimzer e o ensemble graindelavoix. A peça, que estreou, ao ar livre e de madrugada, no Festival D’Avignon, em Paris, saúda o nascimento do dia.

Interpretada como uma continuação da sua obra coreográfica anterior - “En Atendant” -, a mais recente criação de Anne Teresa de Keersmaeker junta, num só palco, 19 cantores e bailarinos que, sem recorrer a instrumentos, interpretam o reportório da “Ars Subtilior”, estilo musical francês do século XIV. Através do uso da luz e da cor, o espectáculo materializa as transformações permanentes que ocorrem em tudo aquilo que nos rodeia.

Considerada uma das mais originais e influentes coreógrafas no activo, Anne Teresa de Keersmaeker e as suas criações já passaram por palcos como o Théâtre La Monnaie, em Bruxelas. Os bilhetes para o espectáculo “Cesena” já estão disponíveis e podem ser adquiridos, por 10 euros, no CCVF, FNAC e Bilheteira Online.

Workshops explicam espectáculos a profissionaisNo próximo dia 12, segunda-feira, a Capital Europeia da Cultura promove, no âmbito da apresentação da obra coreográfica “Cesena”, um conjunto de três workshops gratuitos, destinados a profissionais das artes performativas e orientados por elementos da companhia Rosas. Os interessados devem inscrever-se através do e-mail artes.performativas@guimaraes2012.pt, até ao dia 10 de Junho.

Orientada por Sandy Williams, a primeira formação explora os princípios usados na criação do espectáculo “Cesena”. No segundo workshop, ministrado por Matej Kejzar, os participantes vão conhecer os métodos usados para explorar os movimentos nos espectáculos 'The Song' e 'Cesena”. Finalmente, a terceira formação debruça-se sobre a peça “Zeitung” e é orientada por David Hernandez, autor de um dos movimentos chave desta criação. Os três workshops acontecem na Sala de Ensaios da Fábrica ASA, entre as 11h00 e as 13h00; as 14h00 e as 16h00; e as 16h00 e as 18h00, respectivamente. (fonte:
http://www.correiodominho.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário