terça-feira, 12 de junho de 2012

Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima abre


A partir de amanhã, dia 9 de junho, Ponte de Lima oferece aos seus visitantes a oportunidade de recordar os brinquedos dos seus tempos de criança. É o 1º Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima, que nos apresenta por ordem cronológica o fabrico do brinquedo português desde os finais do século XIX até 1986 – data de adesão de Portugal à CEE – Comunidade Económica Europeia.

A coleção de brinquedos é vasta e valiosa, e mostra a evolução do brinquedo de fabrico português e os seus fabricantes.
A viagem começa num comboio de zinco, que nos leva a conhecer a história de alguns dos mais importantes fabricantes nacionais de brinquedos, passando para o confronto entre o brinquedo português e o estrangeiro numa lógica de entendimento de fabrico; como se copiaram e se imitavam moldes estrangeiros.

A exposição incluiu ainda peças de coleção, cronologicamente ordenadas, década a década, enquadradas com as alterações formais e técnicas e associadas às transformações sociopolíticas do mundo, cujo impacto foi sentido ao nível nacional. As rocas e as flautas de folha de flandres, os baldinhos de praia em madeira com motivos coloridos, as bonecas de pasta de papel, os canhões de folha, passando pelas camionetas, barcos, comboios, triciclos, aos carros a pedais, percorrendo o mundo dos plásticos, apogeu do brinquedo português, até aos Estrumfes em pvc, tudo se fez em Portugal. Os contextos são vários e ajudam-nos a perceber o caminho do brinquedo português ao longo dos tempos.
O Museu do Brinquedo Português instalado na Casa do Arnado, no Largo da Alegria, em Além da Ponte-Arcozelo, será mais um ponto de interesse cultural e turístico da Vila Mais Antiga de Portugal e resulta de um objetivo da politica cultural do Município, à qual se associa a Associação Concelhia das Feiras Novas e Carlos Anjos, um dos maiores coleccionadores de brinquedos portugueses.

Para assinalar a abertura ao público, a entrada no Museu do Brinquedo Português é gratuita este sábado, dia 9 de junho, com um programa de animação recheado de brincadeiras, com insufláveis e pinturas faciais.

O Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima vai estar aberto de terça a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário