terça-feira, 12 de junho de 2012

Pedro Chagas Freitas escreve romance ao vivo durante 2012 minutos consecutivos


E se um escritor se lembrasse de escrever um romance num local público? E se os espectadores pudessem assistir, num ecrã gigante, ao avançar da história? E se estivesse nas mãos de diversas figuras públicas de várias áreas definir o que vai acontecer de seguida até ao final da obra?

Pedro Chagas Freitas, premiado escritor (com 17 obras publicadas nos mais diversos géneros) de 32 anos de idade, é o autor da ideia. E o resultado é simples de entender - mas difícil (muito mais difícil) de executar, certamente: das 9h30 de Sábado, dia 16, até às 18h38 de Domingo, dia 17, Chagas Freitas vai escrever, primeiro em Braga e depois em Guimarães, perante toda a gente, um romance em directo ao longo de 2012 minutos.

A escolha do número de minutos não é, obviamente, inocente - e tem explicação lógica. “Esta foi a forma que eu encontrei de homenagear as duas Capitais do Minho em 2012: Guimarães Capital Europeia da Cultura e Braga Capital Europeia da Juventude”, explica o autor, natural de Guimarães. E não se detém. “Acredito que este evento será bastante importante para ajudar a desmistificar a ideia de que a literatura, e o acto de escrita, é algo de muito complexo e apenas acessível a uma elite de iluminados. Nada disso. Escrever é um espectáculo, escrever é fixe e toda a gente tem de entender isso. E, mais ainda, de praticar isso”, exclama, entusiasmado.

Para ajudar a compor o espectáculo de escrever o romance em 2012 minutos, Pedro Chagas Freitas convidou pessoas de diversas áreas para definirem o rumo de cada capítulo. O modo de funcionamento é muito clar
o: “Eu terei nas minhas mãos, a cem por cento, apenas a definição do que vai acontecer no primeiro capítulo. Depois, de 100 em 100 minutos, irei contar com a ajuda de várias figuras públicas, de áreas tão diversas como a representação, a escrita ou o jornalismo, para me dizerem o que vai acontecer em cada capítulo. Irei contar-lhes, resumidamente, a história até àquele momento e eles terão de me dizer o que acontece de seguida. 

Penso que esta entrada em cena de outras pessoas, para além de enriquecer o projecto e de lhe dar mais força, faz com que se percam todas as dúvidas: eu não faço a mínima ideia de como será a história e terei de seguir o que os meus convidados decidirem. Tenho a certeza de que vão decidir bem - e de que será uma obra bastante interessante”, afirma, convicto, o autor. 

Pedro Boucherie Mendes, Clara Pinto Correia, Nuno Eiró, Gustavo Santos, Rui Sinel de Cordes, Francisco Penim e muitos outros - inclusivamente o conceituado crítico literário Fernando Venâncio - vão ser os “sócios” de Chagas Freitas nesta extenuante aventura. “Se é uma loucura? Será, talvez. Mas o que é a vida sem a adrenalina do que parece loucura?”, pergunta, de sorriso nos lábios, o escritor vimaranense. 

Para assistir em directo à produção da obra de Chagas Freitas, há duas formas: ao vivo, na Bibioteca Lúcio Craveiro, em Braga, das 9h30 às 18h de Sábado, dia 16, e em Guimarães, das 18h30 de Sábado, dia 16, às 18h38 de Domingo, dia 17; ou online, no site livro2012.blogspot.pt - em que serão colocados, assim que forem escritos, todos os capítulos. (fonte: http://www.correiodominho.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário