quarta-feira, 27 de junho de 2012

Guimarães Capital Europeia da Cultura: Martim Pedroso junta vimaranenses



“Penthesilia” é o novo espectáculo do actor e encenador português Martim Pedroso, que está a ser criado - em residência artística, em Guimarães -, no âmbito da Capital Europeia da Cultura, reunindo, em palco, 30 vimaranenses, actores e bailarinos profissionais para reinventar um dos maiores clássicos do teatro romântico, a obra “Penthesilea”, do poeta e romancista alemão Heinrich von Kleist. O espectáculo, que inclui teatro, folclore e dança contemporânea, estreia sábado, 30 de Junho, às 22h00, no Centro Cultural Vila Flor.

Interpretada em três línguas, português, italiano e alemão, a peça “Penthesilia” explora a história trágica da rainha das Amazonas que quer conquistar Aquiles através da força, acabando por assassiná-lo. Numa luta entre o belo e o terrível, a razão e a emoção, “Penthesilia” é um hino à imaturidade dos afectos, constituindo, ainda, uma reflexão sobre a incapacidade dos homens para resolverem a sua relação com a liberdade.

Martim Pedroso tem-se destacado no panorama do cinema, televisão e teatro nacionais como actor, encenador e dramaturgo. O espectáculo, que estreia agora em Guimarães, é o resultado de uma co-produção entre a Capital Europeia da Cultura, Materiais Diversos, São Luiz Teatro Municipal e a companhia italiana Cie. Zerogrammi. Os bilhetes já estão disponíveis e podem ser adquiridos, por 10 euros, no CCVF, FNAC e Bilheteira Online.

Relembre-se que em 2012 Guimarães é Capital Europeia da Cultura, acolhendo um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitetura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua. Vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, Guimarães será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.
(fonte:
http://www.correiodominho.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário