sexta-feira, 1 de junho de 2012

Portugal em Nova Iorque

Junho será o mês de Portugal Nova Iorque


Junho vai ser o mês de Portugal em Nova Iorque. Pela primeira vez, o nosso país estará representado naquela cidade norte-americana através de uma multiplicidade de eventos culturais, económicos e artísticos em áreas que vão desde a arquitetura à gastronomia, passando pelo entretenimento e pelos negócios.
 
O festival "Meet Portugal in New York" é um dos elementos de uma campanha mais ampla, batizada "Portugal: Innovate With Us", com o objetivo de promover os produtos e serviços portugueses de qualidade nos EUA atraindo, simultaneamente, investimento para terras lusitanas. 
 
Entre 1 e 30 de Junho, os interessados poderão participar em atividades para todos os gostos. De destacar, por exemplo, uma prova anual de vinhos portugueses originários de mais de 60 produtoras vitivinícolas nacionais ou uma palestra sobre arquitetura ministrada por Álvaro Siza Vieira, que decorrerá no prestigiado MoMA - Museum of Modern Art.
 
O cartaz do evento brinda ainda os amantes da literatura com um debate aberto com o escritor José Luís Peixoto, onde se falará não apenas do seu trabalho mas também da arte da escrita e da natureza humana em geral, com um enfoque particular na juventude.
 
Segundo os organizadores, a escolha de Junho não foi feita ao acaso, devendo-se ao facto de, nesse mês, se celebrar o Dia de Portugal, o nascimento de um dos maiores poetas portugueses, Luís de Camões, e o Dia das Comunidades Portuguesas.
 
Além disso, Junho será um mês de muita atividade em Nova Iorque o que, no entender dos responsáveis, fornecerá uma boa plataforma para melhorar a compreensão e aumentar a visibilidade do que é português.
 
O festival resulta de uma parceria entre empresas privadas portuguesas e instituições que exercem a sua atividade em Nova Iorque, contando também com o apoio de algumas das mais respeitadas entidades culturais nova-iorquinas.



Sem comentários:

Enviar um comentário