
A artista plástica barcelense, Isabel Negrão vai expor na Biblioteca Municipal de Barcelos, até ao fim do mês de março, os seus mais recentes trabalhos de pintura, subordinados ao tema, “a nu”, já que, no seu entender, “a luz ilumina melhor o corpo nu do que qualquer amor um coração vazio”.
A exposição é inaugurada no sábado, dia 10 de março, pelas 18h00 e pode ser visitada, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h00, aos sábados, das 9h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h00 e, aos domingos, das 15h00 às 18h00.
Isabel Negrão nasceu no ano de 1963, em Barcelos, onde fez os seus estudos primários e liceais e, desde cedo, começou a trabalhar. Em 1980, completa os estudos liceais em Braga, onde conhece alguns artistas plásticos do Norte de Portugal. Em 1985, termina o curso de Línguas Estrangeiras, na Universidade do Minho e dedica-se exclusivamente à pintura, estudando técnicas de pintura com o artista plástico Jerónimo. Em 1990, parte para os Açores em busca de novas paisagens e novas expressões humanas e participa em várias exposições, salientando-se a colectiva da Galeria Marítima-Horta-Açores, a bordo da escuna “Ohlyesa”, integrada na “Grande Regata de Colombo, 1992”, comemorativa dos Descobrimentos Portugueses. Em 1993, regressa ao continente, tendo a partir daí realizado várias exposições individuais e colectivas de pintura, a última das quais, em Março de 2003, também na Biblioteca Municipal de Barcelos.
Sobre a actividade que exerceu afirmou a própria autora:“Arte é a necessidade de se buscar a si próprio...E nesse caminho, não há, no fund o do túnel, luz alguma que ilumine… apenas, há algo que aquece, enquanto se caminha.”
Exposição “QUARTO - Cor em Movimento”
No átrio da Biblioteca Municipal de Barcelos, também está patente uma outra exposição intitulada “QUARTO-Cor em Movimento”, do Agrupamento de Escolas do Vale do Tamel. Trata-se de trabalhos de ilustração de histórias, no âmbito de um projecto de educação artística, das disciplinas de Dança e Educação Visual e que envolveu a participação de alunos das EBs1 de Assento Roriz, Stª Leocádia, Campo e Escola Básica e Secundária Vale do Tamel.
As pistas na construção dos quartos são várias, permitindo cruzamentos disciplinares diversos, nomeadamente na aproximação à obra de artistas contemporâneos, ao texto poético e a diferentes estórias, recorrendo-se ao significado e efeito das cores para a construção de todo o projecto.
Exposição “Os Lusíadas - Ensaio Gráfico”
Na sala de Leitura da Biblioteca Municipal de Barcelos uma outra exposição pode ser visitada, esta da Escola Secundária Alcaides de Faria. Trata-se de uma exposição de ilustração gráfica, em torno dos 10 cantos da obra épica de Luís de Camões, dos alunos do 12ºL - curso profissional técnico de multimédia.
Estas duas últimas exposições estão integradas na Semana da Leitura, que se iniciou na segunda-feira, dia 5 e termina no sábado, dia 10 de Março, com a realização de uma série de actividades, das quais se destaca o II Encontro de Bibliotecas Escolares, na Biblioteca Municipal de Barcelos, nos dias 9 e 10 de março.
(fonte: http://www.correiodominho.com)
Sem comentários:
Enviar um comentário