domingo, 18 de março de 2012

Antevisão do novo ciclo de programação da CEC2012


Foi na recentemente inaugurada Fábrica ASA, que o Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães se reuniu para mais uma Conferência de Imprensa.

Apesar de nos encontrarmos a poucos dias da mudança para o novo ciclo, volta-se a fazer referência ao dados muito positivos mês de Janeiro, mês inaugural da Capital Europeia da Cultura.


Perante um balanço com números acima das expectativas, com todos os eventos da programação realizados com sucesso e com espectáculos de estreia em todas as áreas artísticas, o Conselho de Administração encontra-se com uma enorme motivação para avançar com a nova fase do programa.

Dia 24 de Março, terminará o "Tempo para Encontrar" e terá início o "Tempo para Criar". O tema "nascimento" funcionará como metáfora para a transformação e novas experiências.


Guimarães irá voltar a receber o grupo La Fura dels Baus, que já havia marcado presença no dia 21 de Janeiro e atraído cerca de cem mil pessoas às ruas, para mais um espectáculo que não se ficará apenas pelo Toural, mas que irá percorrer a Alameda de São Dâmaso até ao Largo da Mumadona. Desta vez, o momento contará com a parceria com o Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua e com a participação da coreógrafa Clara Andermatt.

Mas não será apenas nas ruas da cidade que se poderá ir de encontro à cultura.
Na mesma noite, será possível assistir ao espectáculo "Piracema" com coreografia de Lia Rodrigues no Centro Cultural Vila Flor, ou ao concerto da Orquestra Académica da Universidade do Minho, no Paço dos Duques.


Ainda antes da inauguração do "Tempo para Criar" mas também a merecer destaque, será no dia 23 de Março a inauguração do Instituto do Design. Uma das novas plataformas criadas especialmente para a Capital Europeia da Cultura, vem de encontro ao conceito de novas criações e experiências.

Durante todo o dia 23 decorrerão variadas iniciativas que relacionam o design e a cidade. Desde apresentações de projectos, conferências, até à apresentação de um novo aplicativo móvel exclusivo da CEC 2012.

Este novo espaço, também terá programação especial na noite de 24 de Março. O evento "20 vinte XX" terá a presença de 20 bandas, 20 DJ's e 20 designers a partir das 22:00. O objectivo é interligar diversas áreas artísticas e partilhar conhecimentos. Será um momento de experiências, música maioritariamente electrónica e destinado a um público mais jovem.

O restante programa deste segundo ciclo, contará com mais estreias de todas as áreas. Em Abril, será a primeira exibição da nova Orquestra Sub-21. No que diz respeito ao teatro, sabe-se que Festival Gil Vicente a decorrer de 01 a 07 de Junho, vai ter um cartaz especial; relativamente à área do Pensamento, irá haver um momento para reflectir sobre Portugal e a Portugalidade em "Camões: Crise-Superação" em alusão ao feriado de 10 de Junho. Entre outras actividades que terão continuidade durante todo o ano (fonte: http://www.hardmusica.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário