quinta-feira, 22 de março de 2012

CCB mostra edição de "Obscuro Domínio"


 
O Dia da Poesia no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, expõe a primeira edição de "Obscuro Domínio", de Eugénio de Andrade, anotada à mão pelo próprio escritor.
"Nesta edição de 1972, o poeta, depois de editado o livro, fez inúmeras alterações e correções pelo seu próprio punho, o que me pareceu interessante pois mostra a busca permanente pela perfeição", disse à Lusa o escritor Vasco Graça Moura que preside ao conselho de administração do CCB.
"A possibilidade de expor o volume em que o próprio Eugénio de Andrade fez inúmeras correções e emendas e alterações com vista à segunda edição, pareceu-me que era interessante proporcionar aos visitantes um olhar sobre a oficina de um poeta", disse Graça Moura.
O livro estará patente na galeria Mário Cesariny, no CCB, e, "de algum modo, esse trabalho que Eugénio de Andrade exerceu sobre um livro que já tinha publicado, fazendo tantas alterações, é uma maneira de surpreender o público com [o modo como] trabalha alguém que lida com as palavras e alguém que está sempre em busca da perfeição".
Esta foi uma das contribuições para a festa da Poesia de Vasco Graça Moura, que está à frente do CCB desde janeiro, assim como "alguns convites a personalidades" para participarem na maratona de leitura de poemas Jorge de Sena, prevista para as 15:00 de sábado, na Sala Fernando Pessoa.
A convite de Vasco Graça Moura irão participar na maratona o ministro da Educação, Nuno Crato, o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, o presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d'Oliveira Martins, e também vários embaixadores de países de língua oficial portuguesa. (fonte: http://www.asnoticiasdodia.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário