quinta-feira, 22 de março de 2012

“Bonsai”, uma co-produção portuguesa, triunfa no Festival de Miami

Depois de “Sangue do Meu Sangue”, de João Canijo, ter conquistado o Grande Prémio do Júri, foi o filme “Bonsai”, do realizador chileno Christián Jiménez, que triunfou no Festival de Cinema de Miami, que terminou no domingo, ao conquistar o Grande Prémio do Festival e o Prémio de Argumento. Mas continua a haver um "link" poertuguês: é uma co-produção portuguesa da Ukbar Filmes, produtora de “Florbela”, que chegou na semana passada aos cinemas. 


O filme chega aos cinemas a Portugal em Maio 



Para o júri do festival, “Bonsai” é uma marca da capacidade única de Christián Jiménez em adaptar um trabalho literário sobre escritores, romances e sexo, em algo puramente cinematográfico. Adaptado do livro homónimo de Alejandro Zambra, “Bonsai” é a segunda longa do chileno, que se estreou no Festival de Cannes na secção paralela Un Certain Regard, e chega aos cinemas portugueses em Maio.

“Bonsai” é sobre Júlio, um homem que ao encontrar um velho escritor que procura um assistente para dactilografar o seu último livro, concorre ao trabalho mas não é aceite. No entanto, para enganar Blanca, a sua amante ocasional, decide escrever um manuscrito, fingindo pertencer ao romancista.





O filme foi apoiado pela RTP2 e pelo fundo Ibermedia numa co-produção internacional com o Chile, Argentina, França e Portugal. “Bonsai” é já o segundo filme co-produzido entre este parceiro português e chileno, tendo sido o primeiro “Ilusões Ópticas” com as actrizes Carla Chambel e Carla Bolito. (fonte: http://publico.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário