quinta-feira, 29 de março de 2012

Novo álbum de Maria Bethânia traz fado e Fernando Pessoa

O novo disco da cantora brasileira Maria Bethânia"Oásis de Bethânia", vem recheado de homenagens a Portugal, com uma faixa dedicada ao fado, além da interpretação de "Não sei quantas almas tenho", de Fernando Pessoa.

A canção "Fado", composta pelo músico Roque Ferreira, foi gravada com viola caipira, instrumento tipicamente brasileiro, escolhido pela própria Bethânia para substituir a guitarra portuguesa.

"Todas as vezes que gravei ou ouvi brasileiros gravando fado com guitarras portuguesas, não gostei da sonoridade. Não sei se é porque a gente não sabe gravar, ou porque não temos intimidade com o instrumento, mas o resultado não é como quando ouço Amália", afirmou Bethânia, em conferência de imprensa no Rio de Janeiro.

Na avaliação da intérprete, a viola caipira trouxe uma "leitura brasileira" que correspondente ao efeito do instrumento português, mas sem tentar imitá-lo.

"A viola caipira trouxe uma leitura brasileira linda, de raiz, de força, que corresponde ao brilho da guitarra portuguesa. Não é imitando, não é fingindo, é nitidamente a viola caipira tocando o fado, e acho que tem tudo a ver com a nossa história de colonialismo", ressaltou a cantora.

Ao dizer-se fortemente ligada a Portugal, Bethânia confessa que Fernando Pessoa é o poeta de sua vida e diz-se muito feliz por cantar nos Coliseus portugueses - Bethânia tem um concerto marcado para o Coliseu de Lisboa e outro para o Coliseu do Porto, em maio próximo.

"O público português me trata com muito respeito e muito carinho, adoro cantar nos Coliseus. Tenho um elo forte com a poesia de Fernando Pessoa, que é o poeta de minha vida. Ouvi muito Amália, muito, e conheço toda a novidade da música portuguesa também", comenta.

Questionada sobre o que seria o "Oásis" de Bethânia - nome do novo disco - a cantora associou a palavra ao sertão brasileiro, paisagem que descreve como uma de suas fontes de vida e de inspiração.

"O sertão é onde não tem nada, não tem água, então falta tudo. É uma condição limite que Deus coloca e, para mim, isso é como se fosse uma fonte, uma nascente muito pura. Para eu não me perder, tenho sempre de lembrar que existe esse lugar no meu país", diz Bethânia, fazendo apelo a uma linguagem mais lírica.

Aos 65 anos, a aclamada intérprete brasileira avisa que o novo álbum causará certa "estranheza sonora" em relação à maior parte de seus trabalhos anteriores, comparando-o com o disco "Ciclo", de 1983.

"Eu não queria voltar a estúdio com a mesma formação: um maestro, um diretor musical, arranjos escritos. Queria, antes de tudo, que fosse muito nu. Esse disco lembra de certa forma 'Ciclo'", comenta.

O trabalho contou com a colaboração de diversos músicos brasileiros, entre eles Djavan, Lenine, Hamilton de Holanda e Jorge Helder, além do trabalho do maestro Jaime Alem, que interpreta a viola caipira na canção "Fado".

Pela primeira vez, Bethânia também decidiu gravar um texto seu intitulado "Carta de Amor". A artista minimiza, no entanto, o seu talento como poetisa e diz que foi um momento particular, em que sentiu necessidade de se expressar de outra maneira.

"Escrevi esse texto no ano passado e aí pensei: 'preciso também de dizer essas palavras'. Não sei se é bom, se é mau, se é bonito, se é feio. Mas me deu vontade e eu fiz", desabafa a cantora, que diz não ter pretensão de ser escritora.

"Escrevo para mim e depois queimo. Acho purificador queimar, porque é um momento que vem e depois deve passar", conclui.

Em pré-venda no iTunes, em apenas uma semana, "Oásis" alcançou o quinto lugar entre os mais vendidos, ao lado de "21", da britânica Adele, a reedição digital de "The Wall", de Pink Floyd, e "Nothing but the Beat", de David Guetta.

Maria Bethânia apresenta-se no Coliseu do Porto no próximo dia 08 de maio e, no de Lisboa, a 12 de maio, onde interpretará canções de Chico Buarque (que também atua em Portugal em setembro).

A 10 de maio, Bethânia apresenta-se no CAE - Centro de Arte e Espetáculos da Figueira da Foz, para uma sessão de leitura. (fonte: iOnline)

Sem comentários:

Enviar um comentário