sábado, 31 de março de 2012

Novo Centro de Interpretação Judaica

Trancoso (foto D.R.)


A Câmara Municipal de Trancoso está a construir o novo Centro de Interpretação Judaica «Isaac Cardoso», equipamento que visa difundir a história e cultura daquela Comunidade na região.

Esta obra está integrada no Programa de Regeneração Urbana de Trancoso, com um investimento superior a 1,184 milhões de euros e comparticipação comunitária de aproximadamente 895 mil euros.

O edifício vai integrar a Sinagoga «Beit Mayim Hayim» (Casa das Águas Vivas), “réplica” de uma sinagoga Sefardita, salas de exposições, polivalentes, um memorial dedicado às vitimas da Inquisição, um espaço dedicado à evocação da Água, aos testemunhos documentais e inscrições que testemunham a presença dos Judeus em Trancoso.

O presidente da autarquia, Júlio Sarmento, está convicto de que este edifício vai ser «uma peça importante para a regeneração e revitalização do Centro Histórico de Trancoso», potenciando a «atração de visitantes nacionais e sobretudo estrangeiros».

O edil reconheceu ainda que a construção do Centro de Interpretação Judaica está a despertar o «interesse e curiosidade em Portugal e nas comunidades judaicas do estrangeiro», entre as quais, a de Verona e Livorno, em Itália. (fonte: http://www.abola.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário