sábado, 24 de março de 2012

FMM Sines, um dos melhores festivais internacionais de “world music”


Songlines 
A revista britânica Songlines, publicação de referência na área da “world music”, escolheu o FMM Sines – Festival Músicas do Mundo como um dos melhores festivais internacionais do género em 2012.
Depois de 2010 e 2011, é a terceira vez consecutiva que a Songlines integra o festival de Sines na sua escolha de 25 festivais internacionais de “world music” realizados no mundo.
O FMM Sines é o único festival português e ibérico escolhido pela equipa editorial da revista e um entre apenas 12 festivais europeus fora do Reino Unido, que é objeto de uma seleção à parte.
Do festival de Essaouira, em Marrocos, ao WOMADelaide, na Austrália, passando pelo Rainforest World Music Festival, realizado na Malásia, a lista anunciada pela Songlines representa uma escolha alargada das maiores celebrações da diversidade musical do planeta realizadas nos cinco continentes.
Todos os festivais internacionais contemplados serão objeto de um perfil a publicar na edição de junho da revista.
Criado em 1999 e tendo como palco principal o Castelo medieval situado no coração da cidade, o FMM Sines afirmou-se na última década como o principal destino português para os amantes da “world music” e da liberdade no cruzamento entre géneros musicais (jazz, blues, reggae, rock, música clássica, etc.).
Organizado pela Câmara Municipal de Sines, é um festival de serviço público em que a qualidade da programação, desenhada com critérios estritamente artísticos, se alia a palcos montados em cenários de grande beleza e a um público aberto e disponível como poucos.
Nas 13 edições já realizadas, realizaram-se 262 concertos, boa parte deles de artistas e projetos em estreia absoluta em território nacional, assistidos por cerca de 580 mil espetadores.
A edição de 2012 do festival realiza-se nos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de julho.
Já está confirmada a presença dos artistas Bombino (Níger), Oumou Sangaré & Béla Fleck (Mali / EUA), Fatoumata Diawara (Mali), Mari Boine (Noruega), JuJu (Gâmbia / Reino Unido), Hugh Masekela (África do Sul) e Jupiter & Okwess International (R. D. Congo). (fonte: http://fmm.com.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário