quinta-feira, 22 de março de 2012

Órgãos de Mafra entre os distinguidos com o Prémio Europa Nostra


 


O restauro dos órgãos da basílica do convento  de Mafra é um dos vencedores do Prémio União Europeia de Património Cultural,  anunciados hoje pela Comissão Europeia, no âmbito do concurso Europa Nostra.


No dia 01 de junho, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, serão entregues  os prémios nas quatro áreas distinguidas pela organização não-governamental  Europa Nostra e divulgados os seis Grandes Vencedores que receberão 10.000  euros. 
Além do projeto de restauro dos seis órgãos da basílica do convento  de Mafra, orientado pelo mestre organeiro Dinarte Machado, está ainda entre  os vencedores na área de Conservação o complexo da Sinagoga Portuguesa em  Amesterdão. 
Nesta categoria, a Grécia e a Espanha arrecadam três prémios cada, o  Reino Unido dois, e com apenas um, além de Portugal e Holanda, estão projetos  da Alemanha, Bélgica, Itália, Lituânia, Roménia e Turquia. 
Os 28 vencedores foram selecionados entre as 226 candidaturas apresentadas  por 31 países. 
A Europa Nostra distinguiu também três projetos na área de Investigação:  o "Protocolo Inovador para a Conservação das Pinturas em Tela", apresentado  pela França, um estudo sobre o Código Botânico do Altar da Paz de Augusto,  em Roma, e o estudo do Restauro do Palácio Nolla, em Meliana, na comunidade  espanhola de Valência. 
Na terceira categoria, "Contribuição exemplar de um indivíduo ou grupo"  foram distinguidos a Fundação Cultural do Grupo Bancário Piraeus, da Grécia,  o Paraschiva Kovacs, de Satu Mare, da Roménia, a iniciativa "Allianoi" e  Ahmet Yaras, da Turquia, e a Sociedade de Proteção dos Edifícios Antigos,  do Reino Unido. 
Na quarta categoria, "Educação, formação e sensibilização", foram distinguidos  cinco projetos representantes da Dinamarca, Finlândia, França, Noruega e  Reino Unido. 
Os Prémios Europa Nostra são apoiados pelo Programa Cultura da União  Europeia em cerca de 30 milhões de euros através do cofinanciamento de projetos  de conservação do património desde 2007.  
Numa nota enviada à agência Lusa, a Europa Nostra refere a existência  de "outros programas financiados pela UE, nomeadamente o Fundo Europeu de  Desenvolvimento Regional". 
A entrega dos prémios decorre no âmbito do Congresso anual do Património  Europeu da Europa Nostra.  
Na cerimónia estarão presentes o Presidente da República, Aníbal Cavaco  Silva, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso e o  presidente da Europa Nostra Plácido Domingo. 
A Europa Nostra representa 250 organizações não-governamentais e sem  fins lucrativos, de mais de 50 países europeus, e conta com o apoio de mais  de 150 membros associados representativos de organismos públicos e privados,  e 1.500 membros individuais. (fonte: http://sicnoticias.sapo.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário