quinta-feira, 29 de março de 2012

Festival de Cinema de Brive


A edição deste ano do festival de cinema de Brive, dedicado às médias-metragens, vai incluir uma retrospetiva de jovem cinema português em colaboração com Vila do Conde, informou hoje a Agência da Curta Metragem.

Vão ser dez os filmes incluídos na retrospetiva de cinema português do festival que tem lugar entre 10 e 15 de abril em Brive-la-Gaillarde, em França, entre os quais "31" e "Entretanto" de Miguel Gomes, "Voodoo" de Sandro Aguilar e "Respirar debaixo d`água" de António Ferreira.
"O festival prossegue a sua exploração da jovem geração de cineastas europeus (depois da Roménia, Alemanha, Polónia e Europa do norte) e propõe uma resposta à homenagem prestada a Manoel de Oliveira em 2011", escreve a organização do evento, acrescentando que se trata de demonstrar a construção do cinema português à "sombra do centenário Oliveira".
A programação é efetuada em parceria com o festival Curtas de Vila do Conde, sendo ainda um momento de "criar uma ligação à cidade de Guimarães", geminada de Brive-la-Gaillarde, de modo a "inscrever esta ligação" na programação da Capital Europeia da Cultura, explicam os organizadores.
Para além dos filmes de Gomes, Aguilar e Ferreira, o festival vai exibir "Canção de amor e Saúde" de João Nicolau, "Um dia frio" de Cláudia Varejão, "A casa esquecida" de Teresa Garcia, "Angst" de Graça Castanheira, "Acordar" de Tiago Guedes e Frederico Serra e "Nuvem" de Basil da Cunha.
Para além da presença em Brive, a Agência da Curta Metragem colaborou com o Festival Séquence Court-métrage para preparar um programa de curtas nacionais a exibir no Festival Rio Loco, em Toulouse, dedicado, este ano, à lusofonia.
Da mesma maneira, vai ser feita uma mostra de cinema português contemporâneo no Brasil, com a exibição de sete das curtas mais representativas dos últimos 10 anos, bem como longas-metragens, tendo lugar no Rio de Janeiro e em São Paulo entre junho e julho. (fonte: http://www.rtp.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário