O Museu Municipal de Almeirim abriu as portas ao público no sábado, no centro coordenador de transportes. A ideia de criar um museu municipal em Almeirim ganhou forma em 2005, quando a Câmara herdou o espólio do extinto museu etnográfico da Casa do Povo de Almeirim.
Mas o projeto só saiu do papel a partir de 2009, quando foi entregue à vereadora Fátima Pina. O conhecido museólogo António Nabais foi o coordenador do projeto museológico agora aberto ao público e que contou ainda com as colaborações de António Vajão e da técnica da Câmara Marta Milheiro, que ocupa o cargo de diretora do Museu.
“Pretendemos fazer um museu simples, numa exposição de síntese, acessível à maioria das pessoas, para que todos possam vir descobrir a história local”, disse a O Ribatejo António Nabais, autor de muitos outros projetos, como o Museu Rural e do Vinho no Cartaxo, o Eco Museu do Seixal, o Museu do Café em Campo Maior, o Museu da Água da EPAL, o Museu da Arte sacra em Fátima, o Museu do Sporting Clube de Portugal, os museus municipais de Oliveira de Frades, Guarda, Angra do Heroísmo, entre muitos outros.
O Museu dispõe de espaços para exposições temporárias e para a exposição permanente onde se destacam alguns elementos arquitetónicos do antigo Paço Real de Almeirim, um original da primeira impressão do Cancioneiro Geral, de Garcia de Resende, um capitel romano, bifaces pré-históricos, alfaias e utensílios utilizados na agricultura e comércio, brinquedos antigos, vestuário e objetos utilizados na tauromaquia, fotografias antigas, entre muitos outros elementos geográficos, gráficos e cartográficos que permitem seguir uma cronologia da história desde os tempos pré-históricos à idade contemporânea.
Entretanto, o presidente da Câmara de Almeirim Sousa Gomes disse que continua de pé o projeto de recuperação e remodelação das chamadas escolas velhas, o antigo convento da Ordem Terceira de São Francisco, que poderá ser transformado em museu e centro cultural. Trata-se, porém, de um investimento elevado que carece de financiamentos comunitários do QREN. Segundo o autarca, se a candidatura for aprovada, o espaço poderá vir a acolher este Museu Municipal agora instalado no centro coordenador de transportes que não chegou funcionar com a finalidade para que foi construído. (fonte: http://www.oribatejo.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário