segunda-feira, 19 de março de 2012

Jornada Luso-Brasileira de Literatura

Em comemoração ao ano de Portugal no Brasil e com o objetivo de apresentar aos professores publicações preparadas para servir de base ao trabalho sobre o tema da lusofonia em sala de aula, a Editora Peirópolis realiza, no dia 27 de março, das 10h às 18h, na Casa das Rosas, em São Paulo, a Jornada Luso-Brasileira de Literatura.

Durante o evento, que contará com oficinas gratuitas e debates sobre o tema, haverá o lançamento do Catálogo de Literatura Portuguesa. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever pelo telefone (11) 3285-6986.

Dentre os escritores confirmados estão: José Santos e Selma Maria (a dupla fez uma viagem de intercâmbio para Portugal recentemente); Maurício Soares Filho (professor de literatura e consultor da linha editorial Clássicos em HQ da Editora Peirópolis); e Laudo Ferreira (quadrinista responsável pela transposição da obra de Gil Vicente para a HQ).

Para Renata Borges, editora da Peirópolis – que conta com uma linha editorial dedicada à literatura portuguesa –, a jornada é uma forma de fortalecer as pontes lusófonas e divulgar a cultura portuguesa no Brasil.

"Preparamos este evento e o lançamento do Catálogo de Literatura Portuguesa para apresentar aos professores a história da formação da língua portuguesa, desde as cantigas no galego-português até Gil Vicente, com pontes para autores mais importantes da contemporaneidade. O catálogo da Peirópolis faz esse caminho pela poesia, pela p rosa e até pelos quadrinhos", explica.

A produção do catálogo comemorativo ficou a cargo da especialista em literaturas lusófonas, Susana Ventura, responsável também pela curadoria da Jornada. "A linha editorial do catálogo foi construída ao longo dos anos com o apoio de diferentes especialistas e escritores, como Bartolomeu Campos de Queirós, Nelly Novaes Coelho e Denyse Cantuária", destaca Susana.

Susana Ventura também lançará no evento seu livro "Convite à navegação – uma conversa sobre literatura portuguesa", com a presença de Beatriz Weigert, professora das universidades de Évora e de Lisboa.
(fonte:
http://www.portugaldigital.com.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário