terça-feira, 6 de março de 2012

Museu Nacional de Arte Antiga abre as portas no Colombo



Foi assinado, durante a manhã de hoje, 06 de Março, um acordo de parceria entre o C.C. Colombo e o MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga, a propósito da segunda fase da iniciativa “A Arte Chegou ao Colombo”.

A galeria comercial vai receber, assim, a partir do dia 29 de Março, duas exposições, em sequência, até Outubro deste ano, num total de 60 peças de arte do espólio da maior colecção de arte do país.

Durante a cerimónia de assinatura, João Correia de Sampaio, administrador da Sonae Sierra, afirmou que esta é mais uma iniciativa que procura “oferecer aos visitantes do centro comercial, experiências únicas”.

Por seu turno, António Filipe Pimentel, director do MNAA, certificou que este acordo só foi possível devido à compreensão, por parte da Sonae Sierra, da necessidade de se assegurarem as condições contextuais e de segurança, indispensáveis para a salvaguarda da imagem e dos interesses do museu.

Frisou também a importância de divulgar a herança cultural portuguesa, argumentando que a melhor forma de a preservar passa por garantir que as pessoas se “revêem na mesma”.

Preferindo não fazer grandes revelações acerca do conteúdo das exposições (apenas que os temas são a Idade Média e os Descobrimentos), ressalvou que serão apresentadas obras que “não são do domínio comum”, procurando-se assim a criação de um “efeito de surpresa que suscite a curiosidade das pessoas”.


Quando questionado pelo Harmusica acerca do enquadramento desta iniciativa, o professor comentou que, “apesar da pontualidade desta iniciativa fora de portas, o MNAA tem desenvolvido esforços, nomeadamente através de uma programação cultural intensa, para atrair cada vez mais visitantes”.

O projecto “A Arte Chegou ao Colombo” teve início durante o ano de 2011, com exposições de arte contemporânea da colecção do Museu Berardo.

(fonte: http://www.hardmusica.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário