sexta-feira, 9 de março de 2012

Festival Internacional de Multimédia, Artes e BD (MAB) - Porto



O festival MAB Invicta começa no sábado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e decorre nos próximos dois fins de semana, naquilo que é o regresso da Banda Desenhada (BD) ao Porto.
 
Desde o final do Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto em 2001 que não havia um evento deste relevo na cidade dedicado àquela que é designada a Nona Arte, trazendo o festival internacional de Multimédia, Artes e BD (MAB) Invicta diversos autores nacionais e estrangeiros para apresentarem os seus trabalhos.

O organizador Manuel Espírito Santo destacou, em declarações à Lusa, a presença da artista Melinda Gebbie, que vai trazer dois livros com exclusivo para o MAB Invicta: um de memórias e outro ilustrado para uma variante criada pelo escritor de "Watchmen" e de "V for Vendetta", Alan Moore, para um poema do britânico William Blake.

O festival vai contar, ainda, com a presença de diversos autores portugueses, como Filipe Melo, de "As extraordinárias aventuras de Doug Mendonça e Pizzaboy", ou Regina Pessoa, de "História Trágica com Final Feliz".

O MAB Invicta vai ter exposições em exibição para além da Faculdade de Belas Artes, com trabalhos patentes na estação de metro de São Bento dedicados aos 75 anos de Príncipe Valente e na Casa Viva com novos talentos de BD e concertos.

O "pai da BD portuguesa" Stuart de Carvalhais vai ter direito a duas exposições, uma no Museu Nacional de Imprensa e outra no Palacete dos Viscondes de Balsemão.

Manuel Espírito Santo diz estar "sempre otimista", tendo presentes diversas bancas de lojas e de todos os autores nacionais e internacionais nos quatro dias do festival: 10, 11, 17 e 18 de março.

O evento abre no sábado às 10:30 com o concerto da orquestra de Canidelo a tocar temas ligados à BD e ao cinema, desde os Simpsons a Tom & Jerry, passando por Blade Runner, entre outros.

Os bilhetes para o MAB Invicta custam 3,5 euros por dia e seis caso se opte por um fim de semana concreto, enquanto para os quatro dias o bilhete se fica pelos 10 euros. (fonte: http://www.rtp.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário