domingo, 4 de março de 2012

Cultura Notícias: Teatro Maria Matos lidera projeto europeu



O Teatro Maria Matos, em Lisboa, anunciou hoje que irá liderar o projeto internacional de programação em rede, HOUSE on FIRE, nos próximos cinco anos, tendo recebido financiamento da Comissão Europeia.
 
Em comunicado, o Teatro Maria Matos, estrutura tutelada pela Empresa municipal de Gestão e Animação Cultural (EGEAC), afirma que a sua candidatura foi selecionada pela Comissão Europeia entre 54.

Esta é "a segunda vez na história do Programa Cultura da Comissão Europeia que uma organização portuguesa será líder de um Projeto de Cooperação Plurianual, o nível mais ambicioso dos programas culturais europeus", sublinha o Teatro Municipal.

O projeto HOUSE on FIRE tem um orçamento de 5.561.400 euros e será financiado pela Comissão Europeia com um montante de 2.467.500 euros, cabendo ao Maria Matos a execução de 929.400 euros.

O Maria Matos terá como parceiros neste projeto o Bergen Internasjonale Teater, em Bergen, na Noruega, o Kaaitheater, de Bruxelas, o HAU-Hebbel Theater de Berlim, o ARCHA Theatre, de Praga, o LIFT-London International Festival of Theatre, de Londres, o Théâtre Garonne, em Toulouse, na França, o Frascati, em Amesterdão, o MALTA Festival, em Poznan, na Polónia, e o BRUT, em Viena.

Segundo a mesma nota, este projeto propõe-se "desenvolver uma série de atividades culturais entre 01 de junho deste ano e 31 de maio de 2017, focadas na vertente temática, política e documental das artes performativas contemporâneas".

O HOUSE on FIRE visa ainda "o desenvolvimento e o potencial crítico das artes performativas num contexto europeu" orientados em três eixos: os artistas, os curadores e o público.

Os três eixos são definidos da seguinte forma: "Encomendas e coproduções internacionais de espetáculos com teor político ou documental", a "co-organização de eventos culturais dedicados a temas relevantes e urgentes da atualidade" e a "publicação de uma série de cadernos sobre arte e sociedade, baseada nas atividades do consórcio e das contribuições dos artistas e pensadores envolvidos"

No âmbito deste programa, o Maria Matos realizará "nos próximos meses", uma coprodução com o projeto Hortus de Patrícia Portela e Christoph De Boeck, em que além do teatro lisboeta participarão o Kaaitheater e o LIFT.

Outros projetos são a coprodução da peça "Nora" do norueguês Henrik Ibsen, pela companhia belga tg STAN, que junta o Maria Matos, o Kaaitheater, o BIT-Bergen, o Théâtre Garonne e o Malta festival.

Outra coprodução neste âmbito europeu é da peça "Wonderworld", do Mundo Perfeito/Tiago Rodrigues pelo Maria Matos e BIT-Bergen.

Integra também o HOUSE on FIRE uma programação dedicada ao tema "multiculturalismo" que está agendada para o último trimestre deste ano. (fonte: RTP.PT)

Sem comentários:

Enviar um comentário