terça-feira, 6 de março de 2012

Cineasta português vence Festival Internacional de Cinema “Espírito de Fogo”



O cineasta português Sérgio Trefo e seu filme “Uma Viagem a Portugal” foram os grandes vencedores do Festival de Cinema O Espírito do Fogo realizado na cidade siberiana de Khanti-Manssisk, que este ano não contou com a participação de filmes russos no concurso internacional.

Sérgio Trefo e “Uma Viagem a Portugal” ganharam o Troféu Taigá de Ouro e um prêmio em dinheiro de US$ 10 mil. Segundo o cineasta português, o filme tem um forte conteúdo político. O enredo conta a história da ucraniana Maria que, ao chegar a Portugal, é detida pelo serviço de imigração e submetida a intenso interrogatório pela polícia.



Ao receber os prêmios, Sérgio Trefo declarou: “No festival de Khanti-Manssisk, nós nos sentimos permanentemente cercados por cuidados. Na Rússia, somos tratados com toda a hospitalidade e tivemos a possibilidade de tomar conhecimento da cultura desta região siberiana. Os organizadores pensaram em tudo e nós, de Portugal, chegamos a fazer amizade com alguns cineastas russos.”

O filme “As Acácias”, do diretor argentino Pablo Giorgelli, mereceu prêmio especial do júri. A história aborda a viagem de um caminhoneiro, da sua companheira e do seu filho, entre Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina. Os filmes russos não concorreram nem disputaram prêmios. A escolha dos melhores filmes russos, exibidos no Festival, ficou por conta do público e não do júri. O Festival de Cinema O Espírito do Fogo tem uma característica especial: os filmes participantes, tanto os produzidos na Rússia como em outros países, têm de ser absolutamente inéditos.
(fonte: http://www.diariodarussia.com.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário