sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cultura chinesa em mostra fotográfica no Cadaval



As festividades do Ano Novo Lunar em Macau (em chinês Ou Mun) são o principal tema de uma mostra fotográfica de Vítor Cordeiro, que vai ser inaugurada este sábado, 11 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal do Cadaval.

O tema escolhido para a exposição – “Cultos, Templos, Ou Mun” – surgiu, segundo o fotógrafo, de uma forma natural, graças à grande quantidade que tem de “imagens que registam momentos de vivência de espiritualidade de outras culturas, neste caso durante o Ano Novo Lunar em Macau, nos templos de A Ma e Kun Iam Tong”.

As imagens foram registadas, pelo autor, entre 1992 e 1999, em película preto e branco, tendo sido posteriormente ampliadas.

Depois de ter trazido em 2011 à biblioteca cadavalense a exposição fotográfica “Timor Lorosae”, Vítor Cordeiro deseja agora “que cada visitante se sinta transportado no espaço e no tempo a esse cantinho da Ásia e envolvido no ambiente de cada imagem”.

O autor nasceu no Cadaval em 1953, e aos 30 anos, quando se radicou em Macau por questões profissionais, frequentou pela primeira vez um curso de fotografia. A grande interacção de culturas na Ásia ampliou-lhe ainda mais o gosto por esta arte.

Regressado a Portugal em 2000, e embora rendido ao digital, o fotógrafo mantém ainda o hábito de registar imagens em película a preto e branco, que trabalha num pequeno laboratório improvisado em sua casa.

Detentor de um considerável currículo de exposições e alguns prémios, Vítor Cordeiro tem divulgado o seu espólio fotográfico em mostras promovidas dentro e fora do país.

No âmbito da inauguração da exposição, a 11 de Fevereiro, às 21h00 terá lugar a palestra “Ano Novo Chinês – o fulgor da festa; crenças e vivências de Macau”, por António Pedro Pires.

Nascido em 1947, em Vila-Chã, o orador é mestre em Ciências Antropológicas e tem-se debruçado sobre as problemáticas do diálogo de culturas, aculturação, igualdade e libertação da mulher.

Durante sete anos trabalhou em Macau, inicialmente como professor de Antropologia e depois como responsável dos Serviços Culturais do Leal Senado.


A mostra fotográfica vai estar patente até 2 de Março e pode ser visitada no horário normal de funcionamento da biblioteca (à segunda, das 14h00 às 18h00, de terça a sexta, das 9h00 à s 13h00). (fonte: http://www.gazetacaldas.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário