quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Guimarães 2012 exibe “La Poison” de 1951

 

O filme da autoria de Sacha Guitry vai ser exibido em Guimarães. A realização contém elementos do teatro e caracteriza-se pela alternância constante entre o drama e a comédia.

Hoje, pelas 21h30, o Centro de Artes e Espetáculos de São Mamede irá exibir o filme francês "La Poison", de Sacha Guitry. Esta apresentação insere-se no ciclo de cinema dedicado a Shacha Guitry e faz parte do programa do Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.

O filme de 1951 é protagonizado por Michel Simon e Germaine Reuver. O enredo centra-se nos jogos e nas manhas que um casal põe em prática para assassinar o parceiro.
No site do Guimarães 2012 pode ler-se que o lugar que esta longa-metragem ocupa na história da sétima arte é devido "à dimensão gigantesca da sua obra, à sua ambição dramática e ao sentido de espetáculo".

Sacha Guitry, apesar de pouco reconhecido em Portugal, é um nome lendário na história do cinema francês. Assinou mais de 30 filmes entre as décadas de 1930 e 1950 e, para além de trabalhar como realizador, é também ator, dramaturgo e argumentista, e concentrou-se em fazer a ponte entre o cinema e o teatro. No mesmo site, é afirmado que "Guitry é alguém à procura de um cinema maior que a vida".

O Ciclo de Cinema Shacha Guitry vai ter lugar no CAE São Mamede, em Guimarães, entre 12 e 16 de fevereiro, e será composto por cinco filmes, entre eles "As Pérolas da Coroa" e "Desiré". A sua conclusão está marcada para março, com a exibição de mais cinco filmes do autor. Este ciclo realiza-se em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.

A entrada é de 2€ e os bilhetes estão disponíveis nas lojas FNAC, no Centro Cultural Vila Flor e também no CAE São Mamede. (fonte: http://www.comumonline.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário