O TNDM II apresenta A Morte de Danton, obra de Georg Büchner, com encenação de Jorge Silva Melo. Esta coprodução com Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura e Artistas Unidos poderá ser vista de 15 de Março a 22 de Abril, no palco da Sala Garrett.
Esta é uma peça clássica de Büchner, escritor dramático oitocentista, que neste texto analisa o regime do terror, época posterior à Revolução Francesa. Escrita em 1835, é considerada pela crítica o primeiro drama realista alemão, uma análise simultaneamente exaltada e pessimista do fracasso da Revolução.
Para Jorge Silva Melo, esta é uma "peça desequilibrada, insólita, premonitória, desarrumada, desalinhada em que às cenas de multidão se sucedem as insónias mais íntimas, em que a História é vista como um pesadelo noturno, é a peça sangrenta de um rapaz fixando a morte. Tenho-me encontrado sistematicamente com os primeiros textos daqueles que ainda não encontraram o equilíbrio formal, que ainda sangram. E A Morte de Danton é isso: as convulsões da História vistas por um rapaz, perplexo, aflito, inseguro perante a morte.” (fonte: http://www.guiadacidade.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário