quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Joana Vasconcelos em Versalhes - França


A artista portuguesa vai expor, entre junho e setembro, algumas das suas obras nos jardins e espaços do palácio de Versalhes, local onde viveram os reis até à Revolução Francesa de 1789. Joana Vasconcelos é a primeira mulher a divulgar os seus trabalhos de arte contemporânea naquele monumento, no âmbito de um programa intitulado «magnas exposições».

O Palácio de Versalhes acolhe desde 2008 um programa de divulgação de trabalhos de arte contemporânea. Intitulado «magnas exposições», já deu a conhecer a obra de artistas contemporâneos como Jeff Koons (em 2008), Xavier Veilhan (2009), Takashi Murakami (2010) e Bernar Venet (2011), num dos mais visitados monumentos em todo o mundo.

Este ano, são as obras de Joana Vasconcelos a dividir o espaço com as seculares criações dos grandes artistas do período Barroco. “Encontros que são por vezes contrastantes e outras vezes criam alianças, em todos os casos mostrando que Versailles é um lugar «vivo» aberto à criatividade”, refere o texto de divulgação divulgado no site do Palácio.

A artista plástica portuguesa é a primeira mulher a expor as suas criações contemporâneas em Versalhes. Entre as obras, esculturas e instalações colossais que irá apresentar, de 1 de junho a 30 de setembro, encontra-se uma tapeçaria de grandes dimensões que desenhou e que está a ser executada pela Manufactura de Tapeçarias de Portalegre.

Joana Vasconcelos nasceu em Paris em 1971, mas vive e trabalha em Portugal. O seu processo criativo assenta na reinterpretação de objetos e realidades do quotidiano. As suas participações na Bienal de Veneza, em 2005 e 2007, lançaram em definitivo a carreira da artista plástica portuguesa no circuito internacional da arte contemporânea.

O palácio e os jardins de Versalhes são dos locais mais visitados do mundo e o conjunto é considerado como um dos mais ilustres exemplos do Património Mundial da Humanidade.
(fonte: http://www.mundoportugues.org)

Sem comentários:

Enviar um comentário