quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Museu do Neo-Realismo ganha um dos maiores espólios com obra de Carlos de Oliveira

       

O espólio do escritor Carlos de Oliveira, que foi formalmente doado ao Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, na tarde de sábado, 11 de Fevereiro, vai ser um dos maiores legados naquele espaço de cultura. No total são nove mil documentos com destaque para a correspondência que conta com mais de 1500 documentos. A obra do autor de “Uma abelha na chuva” é de grande relevo na literatura portuguesa do século XX.

Quando Maria da Luz Rosinha visitou Ângela Oliveira para lhe agradecer o voto de confiança, ao escolher o museu do neo-realismo como fiel depositário da obra de Carlos de Oliveira, a autarca teve a consciência de que seria para a viúva do escritor o mesmo que entregar parte de si. “Ainda assim transmitiu-nos isso com uma elegância suprema”.

A presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira foi seduzida pelos 91 anos de Ângela, semelhante a uma artista dos anos 40 “etérea e frágil”, mas ao mesmo tempo consciente de que estava prestes “amputar parte da sua vida”.

Maria da Luz Rosinha considerou este um momento importante para o museu sobretudo porque o movimento está de novo na ordem do dia. (fonte: O Mirante)

Sem comentários:

Enviar um comentário