sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Empresa que dá outra cor à tradição portuguesa

A empresa que dá outra cor à tradição portuguesa

Os galos 'pop' minimal, uma transformação do galo de Barcelos, foram o ponto de partida de uma empresa que reinventa os símbolos do artesanato nacional.
A tradição ainda é o que era, mas tem também uma nova cara e roupagem. É sob este mote que a empresa de design português Águas Furtadas, criada em 2005, tenta reinventar dia após dia a tradição e o artesanato português. Vejamos o emblemático galo de Barcelos, por exemplo. Este colorido símbolo português ganhou uma nova identidade e um novo visual: o galo pop minimal é agora todo ele de uma só cor e foi o ponto de partida para a criação de uma empresa que vive da tradição portuguesa - ou da sua transformação, neste caso.

"A ideia de lançar as Águas Furtadas partiu de um grupo de amigos, que queria criar um espaço ligado à identidade portuguesa. Não queríamos uma típica loja de objetos tradicionais, mas sim uma evolução dos mesmos", começou por explicar Rute Arnóbio, enquanto não hesita em apontar para o local onde se encontram os "parentes" do galo de Barcelos.

Azuis, vermelhos, verdes, amarelos ou laranjas, cada galo pop minimal é pintado segundo uma das cores do galo original. "Respeitamos a tradição, mas não queremos que as coisas estanquem. Procuramos que evoluam", justificou Rute.

Ao entrar na loja Águas Furtadas, no Porto, somos de imediato impactados por uma explosão de cores, com acessórios, ilustrações e o mais variado tipo de objetos de decoração. "Percebemos que os portugueses queriam objetos feitos à mão, coisas artesanais. Há um orgulho muito grande no ser e no artesanato português", considera a criadora de uma empresa que tenta transmitir "a existência de um mundo encantado". Inicialmente projetada num bar numa das águas-furtadas no Porto, a empresa acabou por acolher o mesmo nome do local onde nasceu.

Embora seja uma empresa direcionada para o mercado nacional, Rute explica que o público-alvo acaba por ser estrangeiro. "Eles vêm ter connosco, há um grande interesse pela cultura portuguesa, e temos beneficiado do aumento do turismo no Porto nos últimos anos. Muitas vezes os estrangeiros veem as nossas peças e, quando chegam ao seu país, fazem as encomendas. Quando criámos a empresa e os galos pop minimal, estivemos numa apresentação em Londres. Todos os galos foram vendidos em pouco tempo."
(fonte: DN)

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