terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

8.ª edição do Festival Seia Jazz & Blues: Luísa Sobral e Mr. Blues


A cantora Luísa Sobral e o grupo 'Mr. Blues' são os destaques da 8.ª edição do festival Seia Jazz & Blues, que começa na quinta-feira, com um espectáculo de uma banda local, anunciou hoje a organização.


Segundo Mário Jorge Branquinho, responsável pelo 'Seia Jazz & Blues', promovido pela Câmara Municipal, o evento, que decorre entre quinta-feira e sábado, abre com um espectáculo da Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE), a realizar no auditório da Casa da Cultura (22h).



A nova banda, que nasceu no âmbito do curso profissional de instrumentistas de sopro e percussão da EPSE, conta com a participação do grupo 'Jazz Quartet', composto por dois antigos alunos, indicou.

Disse que o projecto musical concelhio é «um produto do próprio festival» e que é «fruto do entusiasmo que se gerou» em torno do evento, que já vai na oitava edição.

Na sexta-feira (22h) sobe ao palco do Cineteatro de Seia a cantora Luísa Sobral, considerada «uma grande promessa» na área do jazz, referiu o mesmo responsável.
No último dia, o cartaz integra a actuação da banda portuguesa 'Mr. Blues' (22:00), em actividade desde 2005, que já tocou em vários festivais internacionais de Jazz & Blues.
Mário Jorge Branquinho explicou hoje à agência Lusa que, por razões relacionadas com a contenção orçamental, este ano, a autarquia de Seia optou por um cartaz preenchido com grupos locais e nacionais.

«É um dos sintomas da crise que se abate [sobre o país e as instituições], mas também da imaginação que é preciso ter e da oportunidade que é preciso dar aos nossos artistas, quando vemos no panorama português cada vez mais uma oferta bastante rica e diversificada», justificou.

O responsável adiantou que o festival conta ainda com a rubrica 'O jazz vai à escola', organizada em parceria com o Conservatório de Música de Seia e a EPSE, workshops e uma feira do livro e CD de jazz.

A acção 'O jazz vai à escola', que pretende «cativar novos públicos» para as actividades culturais, vai abranger «cerca de 400 crianças» das escolas do concelho de Seia, referiu.
Mário Jorge Branquinho prevê que pela edição deste ano do festival Seia Jazz & Blues devem passar «perto de duas mil pessoas» do concelho e de outras zonas do país, nomeadamente de Lisboa, Porto, Torres Vedras e Viseu.

Os bilhetes de acesso aos espectáculos de Luísa Sobral (dia 17) e 'Mr. Blues' (18) custam 5€

Sem comentários:

Enviar um comentário