Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebeu ontem, 22 de Fevereiro, o concerto de apresentação do projecto “Periplus”, uma iniciativa que tem como mentores Amélia Muge e Michales Loukovikas e que reúne o reportório criado num CD com o mesmo nome. Desenvolvido no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, o trabalho revela o cruzamento das culturas musicais luso-gregas, contando com a participação de 80 elementos do “Outra Voz” - grupo vocal composto por mais de uma centena de cidadãos de Guimarães.
Criado em 2010, o “Periplus” pretende homenagear Melina Mercuri, deputada grega e actriz, responsável pelo nascimento das Capitais Europeias da Cultura. O projecto assume ainda um importante papel ao nível da valorização do património comum mediterrâneo existente entre Portugal e a Grécia. Depois da apresentação na cidade berço, o projecto sobe ao palco do Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa, no próximo sábado, 25 de Fevereiro, às 22h00.
Relembre-se que em 2012 Guimarães é Capital Europeia da cultura, acolhendo um grande encontro de criadores e criações — música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitectura, literatura, pensamento, teatro, dança e artes de rua. Vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, Guimarães será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.
(fonte: http://www.correiodominho.com)
Sem comentários:
Enviar um comentário