quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Theatro Circo - Braga: Teatro para dez mil alunos
Meio milhar de alunos do ensino secundário assistiram ontem ao primeiro espectáculo de teatro promovido pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Braga no âmbito do ciclo de ‘Teatro para as Escolas’ que se vai prolongar até Maio.
Levada a cena pelo grupo ‘Jangada Teatro’, a adaptação de ‘Frei Luís de Sousa’ de Almeida Garrett, foi a peça que abriu ontem este ciclo.
No total, são cinco os espectáculos previstos, como contou ao ‘Correio do Minho’ Lélia Pinto, chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Braga. A ‘Frei Luís de Sousa’, seguem-se ‘A Menina do Mar’ e ‘O Rei Menino’, para o público dos quatro aos dez anos, e ‘Os Maias’e ‘Memorial do Convento’, para os alunos mais crescidos.
Este ciclo de teatro vai ao encontro dos programas curriculares das escolas, mas o objectivo passa sobretudo pela criação e formação de novos públicos, como realçou Lélia Pinto: “é uma preocupação da Divisão de Cultura apostar na formação de novos públicos, tanto nesta como noutras actividades que desenvolvemos, por exemplo, no Dia da Dança, no Dia da Música, na Braga Romana e no Dia do Livro”.
No total, estas sessões de teatro serão vistas por mais de dez mil crianças e jovens preferencialmente do concelho de Braga, mas não só, referiu Lélia Pinto.
A responsável explicou que a câmara promove os espectáculos, mas cabe depois aos estabelecimentos de ensino do concelho (públicos e privados) motivar os alunos para que os aproveitem.
Quando sobram vagas, as portas do Theatro Circo abrem-se também a alunos de escolas da periferia. Foi caso de ontem, com o espectáculo a ser visto também por alunos da Escola Secundária de Vila Verde. Para ‘Os Maias’ há também interesse já demonstrado por uma escola das Caldas das Taipas em trazer os alunos ao Theatro Circo.
Escola Alberto Sampaio levou 217 alunos ao Theatro Circo
Ontem, só a Escola Secundária Alberto Sampaio levou 217 alunos do 11.º ano para assistir a ‘Frei Luís de Sousa’. “É uma iniciativa que se insere no âmbito da disciplina de Português e o objectivo é que eles visualizem, sobretudo, um espectáculo a partir de um texto dramático, pois muitos deles não tiveram ainda essa experiência”, contou Manuel Bastos, um dos professores de Português da ESAS que acompanharam os alunos.
Além de cimentar os conhecimentos dos alunos dentro de um género que eles não dominam, este tipo de actividades também fomentam o gosto pela leitura. “É um incentivo para que eles leiam a obra, não só esta mas também outras”, refere Manuel Bastos. Carla Ribeiro, professora de Português, também levou a turma do 11.º4 da Escola Secundária Sá de Miranda para assistir ao espectáculo.
“Estamos neste momento a dar a obra ‘Frei Luís de Sousa’, de Almeida Garrett. Eles já viram o filme, mas este é sempre mais um complemento”, referiu a professora, realçando ainda a importância de promover actividades fora do contexto de sala de aula. Carla Ribeiro levou ao Theatro Circo um total de 22 alunos. (fonte: Correio do Minho)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário