quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bienal Artista na Cidade - Lisboa



A Bienal Artista na Cidade apresenta como primeira convidada a bailarina e coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker e a sua companhia Rosas prestando assim homenagem à dança contemporânea.

De 3 de Fevereiro a 30 de Novembro, o Centro Cultural de Belém e outras salas de espectáculo da capital, nomeadamente Teatro Maria Matos, São Luiz, Culturgest, Teatro Camões e Fundação Calouste Gulbenkian, a que se juntam os festivais alkantara e Temps d'Images, irão acolher os trabalhos de uma das criadoras mais influentes na dança contemporânea nos últimos 30 anos, numa operação conjunta promovida pela EGEAC.

O ciclo abre no CCB - onde a coreógrafa é também, este ano, artista residente, sendo a primeira figura estrangeira a ser convidada até hoje -, a 3 de Fevereiro, com as quatro primeiras peças. Oportunidade para redescobrir, em quatro diferentes noites, "Fase-Four Movements to the Music of Steve Reich" (1982), "Rosa danst Rosas" (1983), "Elena's Aria" (1984) e "Bartók/Mikrokosmos". Bailados marcados por uma grande feminilidade e uma relação muito próxima entre movimento e música.

Dia 3 de Fevereiro - 21h
"Fase, Four Movements to the Music of Steve Reich"
Anne Teresa De Keersmaeker, coreografia; Anne Teresa De Keersmaeker e Tale Dolven, interpretação; Steve Reich, música.

Dia 4 de Fevereiro - 21h
"Rosa Danst Rosas"
Anne Teresa De Keersmaeker, coreografia; Anne Teresa De Keersmaeker, Sandra Ortega Bejarano, Tale Dolven, Elizaveta Penkóva e Sue-Yeon Youn, interpretação; Thierry De Mey e Peter Vermeersch, música.

Dia 7 de Fevereiro - 21h
"Elena's Aria"
Anne Teresa De Keersmaeker, coreografia; Anne Teresa De Keersmaeker, Tale Dolven, Fumiyo Ikeda, Cynthia Loemij e Samantha Van Wissen, interpretação.

Dia 9 de Fevereiro - 21h
"BARTÓK/MIKROKOSMOS"
Mikrokosmos, Seven Pieces for Two Piano's
Anne Teresa De Keersmaeker, coreografia; Jean-Luc Fafchamps e Stefan Ginsburgh, interpretação; Béla Bartók, música.

Durante quase um ano, De Keersmaeker vai viver em Lisboa e, com ela, vamos poder atravessar 30 anos de coreografias. Em Junho, no âmbito do alkantara festival, será apresentado o seu último trabalho, "Cesena", que teve a sua estreia mundial no Festival d'Avignon, em 2011. (fonte: Guia Lazer)

Sem comentários:

Enviar um comentário